|
|
No dicionário do Aurélio, encontrei vários significados para o verbo perder: ter mau êxito em, esquecer um lugar de que não se tem lembrança, deixar de ver ou de ouvir,deixar de ter...
Desde que nascemos passamos pela vivência da perda de um objeto, lugar, escola, amigos, emprego, família, animal e tantas outras mais. Porém, algumas pessoas conseguem lidar melhor com a perda, mas outras não suportam sentem- se frustradas, derrotadas ou privadas. Então, o que fazer?
Segundo Elizabeth Kübler–Ross, todas as perdas são oportunidades de desenvolvimento.
Precisamos perder para ganhar. Nós, humanos, somos feitos de opostos: dor e prazer; alegria e tristeza; ódio e amor; encontros e desencontros; vida e morte. É pura ilusão querermos ter tudo e não perdermos nada.
Infelizmente, muitos pais 'por amor' querem impedir que seus filhos vivam a dor da perda, mesmo que seja de um brinquedo. Eles acreditam que, deste modo, vão protegê-los. Não percebem que ninguém descobre a sua fortaleza, coragem, dentro de quatro paredes ou pisando em almofadas. É preciso estar no mundo cheio de contradições enriquecedoras para se desenvolver e crescer fortalecido, pois no momento em que ocorrer uma 'perda irreparável' como de um ente querido, possa enfrentar ou pedir ajuda para passar por ela sem muitos danos.
|