A atrofia cortical posterior (ACP) é uma síndrome clínica de curso crônico, caracterizada pelo envolvimento precoce e grave das funções visuais superiores, sendo as outras funções cognitivas inicialmente conservadas.
Os doentes desenvolvem agnosia visual, geralmente aperceptiva, relacionada com síndroma de Balint, e finalmente demência. Desenvolvimento.
A revisão dos casos verificados demonstra que a ACP deve-se geralmente (13/14 observações) à doença de Alzheimer (DA), podendo desta forma ser considerada uma variante da DA. Contudo, na maioria das observações de ACP a DA não se verifica, sendo a sua natureza de causa desconhecida. Aproximadamente um em cada seis doentes com ACP não verificada apresenta uma dilatação unilateral, precoce e focal, do eixo occipital, algo não descrito na DA. Por outro lado, foram descritos casos não verificados em que a ACP causa agnosia visual associativa. A natureza deste tipo de ACP poderia ser diferente da DA e similar à da demência semântica, um processo degenerativo inespecífico relacionado com a alteração de estruturas temporais.
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.