A doença de Lyme é causada pelo espiroqueta Borrelia burgdorferi, que é usualmente transmitida por minúsculos carrapatos do cervo. A doença foi identificada e nomeada em 1975 quando um determinado número de casos foi registrado na pequena comunidade de Lyme, Connecticut (EUA). São transmitidos para os animais e/ou homens, através da picada do carrapato, sendo a principal zoonose deste gênero.
Nos seres humanos, a doença de Lyme, inicialmente, caracteriza-se por uma mancha vermelha (eritema) em torno da picada, cerca de 8 a 9 dias após a transmissão do agente.
SINTOMAS
A doença geralmente começa na pele como uma grande mancha vermelha, geralmente na coxa, na nádega, no tronco ou na axila. A mancha expande-se até atingir um diâmetro de 15 centímetros, freqüentemente com uma parte central mais clara.Os sintomas iniciais são:
-Fadiga
-Calafrios
-Febre
-Cefaléia
-Disfunções cardíacas
-Mialgias
-Rigidez do pescoço e dores musculares e articulares.
TRATAMENTO
O tratamento precoce previne mais adequadamente as complicações. Nos estágios iniciais, um antibiótico (p.ex., doxiciclina, amoxicilina, penicilina ou eritromicina) pode ser administrado pela via oral. Na doença avançada, grave ou persistente, são administrados antibióticos pela via intravenosa. Os antibióticos também ajudam a aliviar a artrite, embora possa ser necessário prolongar o tratamento por até 3 semanas. A aspirina ou outros antiinflamatórios não esteróides aliviam a dor das articulações inflamadas
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.