Amelogênese imperfeita é uma alteração na cavidade oral de caráter hereditário que afeta o esmalte de todos os dentes, das dentições decíduas e permanentes. Compreende um grupo complicado de condições que mostram alterações de desenvolvimento na estrutura do esmalte, na ausência de uma alteração sistêmica. Há pelo menos 14 diferentes subtipos hereditários de amelogênese imperfeita, com vários padrões de herança e uma ampla variedade de manifestações clínicas. Como prova da natureza complicada do processo, existem vários sistemas de classificação diferentes.
Quanto à sua origem, a amelogênese imperfeita tem caráter genético, consequentemente não é possível a realização de um tratamento preventivo nesses pacientes, logo, a terapia é voltada para a reabilitação estética e funcional.
SINTOMAS
Pode provocar como conseqüência, sensibilidade dentária perda da dimensão vertical e comprometimento a nível estético.
TRATAMENTO
O planejamento e a escolha da melhor alternativa de tratamento dependem da idade do paciente e da gravidade da anomalia estrutural. Hoje é possível reabilitar esses casos com procedimentos menos evasivos, devido à evolução das técnicas adesivas, com longevidade e previsibilidade e da obtenção dos resultados.
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.