A otite externa é a inflamação ou infecção do conduto auditivo, também chamado de ouvido externo. “Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo se inflama com facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias
Estas otites vulgarmente chamadas "otites da piscina" são típicas nos períodos de Verão, muito embora possam também surgir durante todo o ano nas crianças que freqüentam regularmente as piscinas ao praticarem natação.
Nos meses mais quentes, especialmente em zonas mais afastadas das praias, a piscina constitui para as crianças um meio de se refrescarem e de gozarem as delícias de chapinhar na água. Mergulhos consecutivos e a permanência durante muito tempo dentro de água fazem com que percam a barreira de proteção natural do ouvido - a cera - dando origem a que as bactérias presentes na água entrem facilmente no canal auditivo e provoquem inflamações e as conseqüentes dores de ouvidos. Estas otites não se devem ao cloro existente nas piscinas mas sim às bactérias existentes na água.
INTOMAS
- Inchaço do ouvido
- Hiperemia (aumento da vermelhidão) e secreção em quantidade e graus variados
- Coceira e uma sensação de plenitude no ouvido
-Vazamentos de água da orelha
-Dor intensa e sensibilidade na orelha
-Perda da orelha amarelado malcheiroso
-Temporariamente abafado audiência
TRATAMENTO
É feito com analgésicos, calor local, instilação de gotas e limpeza do canal. Às vezes torna-se necessário prescrever antibióticos.
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.