O resfriado comum é uma infecção viral do revestimento do nariz, dos seios da face, da garganta e das grandes vias respiratórias. Pode ser causado por muitos vírus diferentes como o picornavírus ou o rinovírus, e a exposição ao frio em si não causa resfriado nem aumenta a suscetibilidade do indivíduo à infecção por um vírus.
O motivo pelo qual cada um tem mais probabilidade de se infectar num momento do que noutro não é de todo conhecido. A exposição ao frio não faz com que alguém se constipe nem aumentar a sua susceptibilidade a infectar-se com um vírus respiratório. Não parece influir demasiadamente o estado geral de saúde da pessoa nem os seus hábitos alimentares e também não influi o facto de ter qualquer anomalia no nariz ou na garganta, como amígdalas de grandes dimensões ou adenóides respiratório.
SINTOMAS
Os sintomas do resfriado, ocorre entre 1 a 3 dias e desaparece entre o 4º e o 10º dia após a infecção.Os sintomas mais comum são:
-Desconforto no nariz ou na garganta;
-Espirros e coriza com secreção aquosa e transparente que pode ser muito abundante durante os dois primeiros dias;
-Sensação de mal-estar geral;
-Rouquidão
-Dor de cabeça;
-Espessamento da secreção com uma coloração amarelo-esverdeada
-Tosse que poe durar até duas semanas após os sintomas do resfriado desaparecerem.
TRATAMENTO
Apenas o tratamento dos sintomas está disponível para casos de resfriado sem complicações: descanso na cama, ingestão de muito líquido, gargarejo com água quente com sal, e aspirina ou acetaminofeno para aliviar a dor de cabeça ou febre.
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.