Reabilitação Cognitiva das Demências
Publicado por: CINP Neuropsicologia e Psicoterapia em 2/12/2010
Categoria: Psicologia
“A Reabilitação Neuropsicológica vem se consolidando desde a década de 80, e reúne práticas de intervenções terapêuticas, processo de treinamento direto, orientação familiar, manipulação ambiental e psicoterapia, sendo conduzida de forma mais ecológica e contextualizada”

Juliana L.Fernandes: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença degenerativa, de caráter progressivo. Acomete cerca de 6% da população a partir de 65 anos e atinge ápice de prevalência aos 95 anos. A previsão para 2040 é que oito milhões de pessoas apresentem sintomas suficientes para serem diagnosticadas com DA, impactando diretamente na saúde pública e na economia mundial.
O diagnóstico da DA é essencialmente clínico. Para este diagnóstico o paciente deve apresentar déficit em duas ou mais funções cognitivas, tendo piora progressiva da memória e outras funções cognitivas, como atenção, funções executivas e linguagem. Essas alterações devem causar prejuízo significativo nas atividades diárias do pacientes. Como a DA se caracteriza por esse comprometimento cognitivo, a avaliação neuropsicológica é um instrumento que pode e deve auxiliar no diagnóstico diferencial, bem como no monitoramento das alterações cognitivas presentes.
Em pacientes com demências, a reabilitação neuropsicológica é uma possibilidade de intervenção, visando melhorar sua qualidade de vida e também de seus familiares. Para isto, a reabilitação neuropsicológica busca aproveitar as funções, naquele momento, preservadas e otimizar as funções prejudicadas, através de estratégias compensatórias e aprendizado de novas habilidades. Além disso, estratégias comportamentais também devem ser utilizadas, visando reduzir as alterações de comportamento.
A Reabilitação Neuropsicológica vem se consolidando desde a década de 80, e reúne práticas de intervenções terapêuticas, processo de treinamento direto, orientação familiar, manipulação ambiental e psicoterapia, sendo conduzida de forma mais ecológica e contextualizada. Para tal, reúne diversos profissionais da área de saúde, familiares e cuidadores.
Ressalta-se a escassez de pesquisa nesta área, portanto, faltam dados conclusivos acerca da prática de reabilitação neuropsicológica. Porém, em nossa prática clínica foi possível observar melhoras significativas na qualidade de vida, nos relacionamentos sociais e por que não, no desempenho cognitivo.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos