Tenho recebido muitos casais no meu consultório que utilizam da terapia de casal como o último recurso para salvar seus relacionamentos. Eles já fizeram inúmeras tentativas: mudaram de casa, de bairro, tiveram um filho, viajaram, mas o problema persistiu.
O motivo da crise é bem variado: infidelidade, questões ligadas à sexualidade (impotência, frigidez, ejaculação precoce), nascimento dos filhos, interferência da família dos casais no relacionamento, falta de comunicação e de empatia.
A principal proposta da terapia de casal é fazer com que os pares se relacionem de maneira harmônica e que encontrem recursos eficazes de solução de problemas, recuperando assim, o respeito, a parceria e a cumplicidade que ficaram perdidos no tempo ou que, em alguns casos, nunca existiram, o que torna o processo mais complicado e demorado.
Na maioria das vezes as distorções cognitivas ou de pensamento são principal problema. São casais que interpretam o comportamento e a fala do outro erroneamente, levando à inúmeras brigas e desentendimentos.
Mas quando devemos procurar a terapia de casal?
A reposta é: o quanto antes! Quanto mais tempo passar, mais sentimentos negativos como o ressentimento estarão presentes na relação, dificultando as chances de sucesso da terapia.
A terapia de casal pode ajudar os casais a darem uma guinada em seus relacionamentos, restabelecendo ou criando o respeito e a qualidade na relação, mas nada impede que os envolvidos no processo cheguem à conclusão de que serão mais felizes separados.
Aqui vão algumas dicas para melhorar a sua relação:
- Não idealize o casamento perfeito. Todo casamento possui seus conflitos. É preciso aprender a administrá-los, sem perder o respeito pelo outro. A escuta ativa é muito importante. Valorize a conversa e a cumplicidade entre o casal, isso ajuda a melhorar a auto-estima de ambos e fortalece a relação.
- Não deixe que a chegada dos filhos atrapalhe a rotina do casal. Aprender a dividir a atenção é sempre uma boa alternativa.
- Não é só porque você casou que vai descuidar da aparência: uma ida ao cabeleireiro de vez em quando não vai comprometer o seu orçamento.
- Mude a rotina: planeje uma viagem, vá ao motel, prepare um jantar à luz de velas, compre uma lingerie nova, mande flores. Isso eleva qualquer auto-estima e movimenta o relacionamento.