A flexibilidade é componente importante na performance e aptidão humana, pois é uma qualidade física capaz de movimentar diferentes parte do corpo através de uma amplitude de movimento.
O treinamento da flexibilidade deve ocorrer em uma regular freqüência que pode variar de 3 a 5 vezes por semana e até mesmo em várias vezes em um mesmo dia (Humphery, 1981; Reilly, 1981; Corbin, 1984). Em relação à duração dos exercícios, varia de acordo com o estado de treinamento ou da forma pela qual a flexibilidade vai ser trabalhada. Estima-se um tempo mínimo de 6 segundo de extensão para que o estímulo seja efetivo ( Corbin, Noblr, 1980; Corbin, 1984; Russel, 1986), em pelo menos 3 vezes consecutivas. Corbin e Fox (1987), propondo exercícios estáticos de uma repetição apenas, já colocam uma duração de 10 a 60 segundos.
Os efeitos do exercício de flexibilidade podem ser observados em uma simples sessão (Araujo, Haddad, 1985). Segundo, Hubley e col (1984), mesmo atividades não especificamente visando flexibilidade, podem aumentar o grau de amplitude de movimento e o efeito pode perdurar por 15 minutos, facilitando um aquecimento de temperatura e maiores amplitudes no arco de movimento das articulações. Sapega e col (1981) sugerem que os principais fatores para uma boa flexibilidade são a duração e a temperatura aplicada durante o momento da atividade, isso será realizado em forma de aquecimento, o que ajudará na redução do risco de lesões durante a prática posterior do exercício. Ressaltando que o aquecimento envolvendo exercícios de flexibilidade de forma alguma deve substituir um programa regular.
Vários são os benefícios gerados a saúde, dentre eles temos a prevenção de acidentes no treinamento desportivo (para atletas), a reabilitação terapêutica ou profilática de casos diversos como lombalgia, dismenorréia e tensões neuro-musculares (Badley, Wood, 1982, Fox, Mathews, 1983) e a manutenção no nível de condicionamento físico necessário na vida cotidiana.
Todo e qualquer exercício de flexibilidade pode sofrer influência de variáveis intermitentes, como hora do dia, temperatura, aquecimento, sexo e etnia podem afetar valores absolutos no treino.
Em relação à saúde, vale lembrar que toda atividade deve ser regular, sendo realizada de 3 a 5 vezes por semana. Nas academias essas aulas são realizadas em forma de ginástica, com aulas de duração de 45 minutos, visando englobar uma extensa variedade de movimentos, no maior número possível de articulações, junto disso teremos um indivíduo ativo e mais flexível.