Exercícios físicos durante a gravidez ajudam no parto
Publicado por: Roberto Tavares em 22/1/2013
Categoria: Personal Trainers
Aos que dizem que gravidez é doença, estão muito enganados, a verdade é que não há contra-indicação em praticar exercícios físicos no período da gestação, segundo os médicos. A intensidade e o volume de exercícios recomendado para a grávida dependem se a mesma já fazia ou não atividades físicas antes da gravidez. Se a mulher já possui um bom condicionamento físico, ela pode continuar a praticar as atividades com a mesma regularidade de antes, caso contrário, ela deve começar com duas vezes por semana e ir aumentando o ritmo aos poucos sem pressa.

Outro fato importante é com relação à postura que a grávida deve ter ao praticar os exercícios. É necessário respeitar a ação abdominal e o posicionamento da coluna vertebral para não prejudicar a coluna da mamãe e nem a do bebê. A gestante não deve realizar exercícios abdominais convencionais, ela deve fazer esse tipo de exercício de forma leve e moderada. Os exercícios abdominais fortalecem toda a região da barriga e facilita a saída do feto na hora do parto, diminuindo assim as dores que o parto normal provoca. Além de facilitar o parto, praticar exercícios melhora a oxigenação do feto e a liberação de nutrientes para ele, há melhoras também na circulação da mãe, evitando assim as varizes e os edemas comuns no período de gestação, promove o equilíbrio muscular, facilita a recuperação no pós-parto e melhora o controle respiratório. No âmbito psicológico, a prática de exercícios durante a gestação melhora a qualidade de vida e a auto-estima, provoca bem-estar e dá motivação.

Algumas atividades físicas indicadas para as gestantes são a hidroginástica, a musculação, a natação, a caminhada, o alongamento e a Yoga, por exemplo.

É muito importante enfatizar, que qualquer que seja a atividade física que a grávida queira praticar, é fundamental que haja uma orientação médica. Na academia ou em casa, a gestante deve estar atenta ao ritmo do batimento cardíaco, que não deve ultrapassar 140 por minuto.
Então mamães para os seus filhos nascerem mais saudáveis façam exercícios, vai ser bom pra você e seu bebê.
ROBERTO TAVARES É PERSONAL TRAINER E COLUNISTA CONVIDADO.
(G/RJ 29672)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (1)

Oi Robertinho! E quanto a gravidez de alto risco, será que pode haver exercícios que ajude a uma gravidez mais saudável?
Nome: Gloria Maria Figueiredo
Data: 24/3/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos