A Acupuntura é uma técnica terapêutica milenar originária da antiga China. Descobertas arqueológicas e estudos históricos confirmam seu uso desde 2500 anos atrás. É uma das diversas práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na inserção de agulhas (e do emprego de técnicas correlatas, tais como: moxabustão, ventosaterapia, gua-sha, auriculoterapia, laser, etc.) em pontos específicos do corpo para o tratamento de diferentes condições físicas, mentais e emocionais.
A visão que a Medicina Tradicional Chinesa possui do corpo é muito integrada, concebendo o ser humano como uma continuação entre macrocosmo e microcosmo. Sob essa perspectiva, tudo o que ocorre no universo pode ser compreendido como movimentos e transformações da energia vital (Qi), que permeia e cria tudo no universo. Por isso, ela é a base para todos os processos fisiológicos do corpo, assim como também é a responsável pelos processos mentais e emocionais. Dentro deste ponto de vista, a “doença” é o estado decorrente de uma má circulação da energia vital (Qi).
O tratamento pela Acupuntura é seguro e eficiente, pois utiliza a própria energia vital do organismo para promover a saúde e tratar doenças. A Acupuntura estimula, portanto, a reorganizacão energética do corpo, que resulta na redução de quadros inflamatórios, no reequilíbrio metabólico, numa maior eficácia imunológica, na redução de dores físicas e de desconfortos emocionais. É um tratamento livre de efeitos colaterais, pois a Acupuntura não utiliza medicamentos.
É indicada tanto como uma técnica terapêutica de prevenção de doenças e manutenção da saúde, como também para tratamento de enfermidades crônicas e agudas e para melhoria da qualidade de vida. Podemos citar alguns dos quadros patológicos sobre os quais a Acupuntura possui excelente resultado: lesões esportivas, seqüelas de acidente vascular cerebral, dores articulares e musculares, dores na coluna, tendinite, bursite, dor de cabeça, prisão de ventre, insônia, rinite, estresse, tabagismo, depressão, ansiedade, impotência, TPM, cólicas menstruais, transtornos alimentares, obesidade, diabetes.
Marcos de Andrada é Acupunturista e Prof. de Educação Física. Pesquisador do programa de Estudos Avançados do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa da Província de Jiangsu, com Pós-Graduação na Nanjing University of Chinese Medicine - China.
Bárbara Costa C. Andrada é Acupunturista e Psicóloga. Pesquisadora do programa de Estudos Avançados do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa da Província de Jiangsu, com Pós-Graduação na Nanjing University of Chinese Medicine - China.
XINDAO CONSULTORIA EM SAÚDE É ACUPUNTURISTA E PSICÓLOGA E COLUNISTA
CONVIDADA.