A acne é uma patologia que vai do grau I até o grau IV :
•Grau I e II são acnes não inflamatórias e inflamatórias que possuem pápulas, pústulas ou cistos
•Grau III e IV podem ser tratadas em conjunto com um dermatologista, mas no caso da acne fulminans somente o médico tem habilitação para tratá-la.É causada pela hiperqueratose folicular e hipersecreção sebácea
É fundamental o tratamento adequado da acne, pois do contrário pode permanecer em geral até 25 anos e, eventualmente com lesões isoladas pode persistir durante mais alguns anos.
Para combater a acne temos hoje diversos princípios ativos com:
Enxofre, Triclosan, Crataegus, Oxiacanta, Melaleuca Alternifólia-Tea Tree e Própolis.
Os AHAs e os ácidos orgânicos podem tranquilamente ser usados em peles com acnes, pois, ajudam na cicatrização, no controle da oleosidade e no combate da bactéria. Deixando a pele menos susceptível a contaminações. Além disso, afina a epiderme, favorecendo a permeabilidade e melhorando seu aspecto.
O tempo do tratamento vai depender da resposta da pele, do grau da acne e de como que esta pele se encontra. Normalmente de 10 a 20 sessões sendo 01 ou 02 vezes na semana.
O resultado é definitivo, no entanto vale lembrar que uma pele oleosa pode estar pré-disposta a ter acne, portanto a manutenção diária do tratamento é indispensável para manter a pele sadia, bela e livre da acne independente do grau que foi tratado.
Um bom tratamento de acne devolve além da beleza da pele a saúde mental, elevando a auto-estima.