Essa doença afeta o sistema nervoso central do paciente. Devido á progressiva degeneração dos neurônios afeta o raciocínio e o comportamento físico do portador, essa doença tem três fases: Inicial, intermediaria e avançada.
No inicio os sintomas são perdas cognitivas (de memória recente), com o passar do tempo esse esquecimentos aumentam, comprometendo a autonomia do paciente nas realizações de algumas tarefas. É nessa hora que a ajuda do profissional (cuidador) é muito importante, a maioria das vezes a família não está preparada para tamanhas mudanças no comportamento do idoso. O paciente esquece os afazeres, e ficam limitados a poucas atividades. Na ultima fase que é a fase da demência o paciente depende totalmente do cuidador, para tomar banho, troca de fraldas, alimentação, que em alguns casos essa alimentação é feitas por sondas.
O cuidador é preparado para diminuir o Maximo dos sofrimentos do paciente, como? Evitando uma infecção urinaria na hora da traça das fraldas, fazendo mudança de decúbito evitando as escaras, que com o passar do tempo, devido o paciente ficar muito tempo deitado ou sentado as escaras começam aparecer, preparo psicológico, as atividades físicas e cognitivas que deve ser feita diariamente. O cuidador passa por um preparo psicológico, para pode lidar com o paciente e com a família. No momento em que o profissional sabe lidar com os sintomas, e sabe tratar o paciente, a situação começa a fica menos estressante para a família, que nesse momento são acometidos por um estresse muito grande, trazendo sofrimento para toda família, um membro da família ele deve somente supervisionar as tarefas entre cuidador e paciente, e não tentar cuidar do paciente.