Braquidactilia, palavra oriunda do grego que significa curto+dedo, é uma anomalia genética que leva ao encurtamento dos dedos das mãos, resultante de um gene dominante.
Normalmente, essa anomalia ocorre no primeiro quirodáctilo (aproximadamente 70% são mulheres). Pode ocorrer apenas em um dedo das mãos, sendo que geralmente ocorre no polegar ou no dedo mínimo. Essa doença pode ocorrer como uma má formação separada ou como parte de outras síndromes. Pode ainda ser acompanhados por outras más formações, como a polidactilia, a sindactilia, defeitos de redução ou sinfalangismo.
SINTOMAS
O diagnóstico é clínico, antropométrico e radiológicos. Diagnóstico pré-natal não é normalmente indicado por formas isoladas de braquidactilia, mas podem ser adequadas em formas sindrômicas.
Os principais sinais e sintomas são:
- Encurtamento de um dedo ou dedos das mãos
TRATAMENTO
Normalmente os pacientes desejam o tratamento por motivos estéticos (devido à diferença de tamanho ou de desvio), funcionais (causados por desvios rotacionais e angulatórios) ou dolorosos. O tratamento para o déficit de tamanho varia de acordo com cada caso, podendo ser utilizadas técnicas de osteotomia, alongamento e enxerto ósseo. Já os problemas rotacionais podem ser resolvidos com osteotomia e enxerto ósseo. Transferência microcirúrgica de dedos pode auxiliar no melhoramento da função digital.
Enviar Comentários
Para enviar comentários, é necessário estar logado.