A importância do psicólogo no contexto hospitalar compreende uma visão amplificada do paciente e reconhecimento de toda influencia emocional que atua na capacidade de recuperação deste paciente, assim como seu enfretamento ,sua colaboração e vontade de mobilização em busca da sua cura.
Uma das principais questões no tratamento médico hospitalar é a aderência do paciente a este tratamento e aos procedimentos necessários. E é por isso que frequentemente psicólogos são chamados para intervir neste contato e intermediação do paciente com o médico, cuidadores e familiares.
Então a Psicologia Hospitalar atua junto às especialidades médicas dentro de um hospital como colaborador na compreensão do sofrimento, buscando a humanização do atendimento hospitalar, através da escuta ativa e da qualidade da relação possível entre o psicólogo e o paciente hospitalizado.
Porque nós psicólogos, compreendemos que talvez o remédio mais eficaz para o tratamento ou até a cura de um paciente, é o relacionamento entre este paciente seus cuidadores e sua família. E é como interceptor desta relação que o psicólogo hospitalar atua com bastante eficácia no Brasil desde o inicio da década de 50.
Então, o psicólogo hospitalar atua neste contexto promovendo uma contribuição a equipe com seu trabalho de escuta ativa, na valorização dos aspectos emocionais que permeiam a situação da doença e da hospitalização, facilitando a expressão destas emoções, a compreensão e a apreensão de conteúdos manifestos e latentes para os demais profissionais que em conjunto possam oferecer mais qualidade de vida e de cuidados.