Marcas de biquínis, sol escaldante e a busca pelo bronzeado perfeito. Tendências de estética aplicadas pelas brasileiras que curtem o verão ensolarado e seguem a moda da estação. Mas para evitar danos à pele, especialistas recomendam a utilização no mínimo, do filtro solar 30, antes de encarar a maratona do verão. Medidas preventivas que precisam ser redobradas para evitar queimaduras e alergias, assim como o surgimento do câncer de pele.
Na hora de escolher o filtro solar, o usuário deve utilizar o produto mais adequado para o seu tipo de pele, seja oleosa, normal ou seca. Segundo orientações da dermatologista Letícia de Chiara Moço.
Pele oleosa: O recomendável é utilizar filtro solar de toque seco (que não seja pegajoso na pele) e que possua ativos na fórmula que controlem a secreção sebácea ao longo do dia.
Para as mulheres que não abrem mão de maquiagem no dia-a-dia: Recomenda-se a utilização do filtro solar cor de base que tem a função 2 em 1. “Uma novidade no mercado de cosméticos são os filtros solares com ativos anti-envelhecimento como o ácido hialurônico, o que melhora a hidratação e a elasticidade da pele, prevenindo as famosas ruguinhas”, comenta Chiara.
Segundo especialistas, o melhor horário para a exposição ao sol é entre 10h e 16h, o que ajuda a amenizar os efeitos agressivos do sol. “No caso das crianças o ideal é testar o protetor solar em uma pequena área do corpo, pelo menos 24h antes da exposição solar, para evitar alergias. Já para os bebês de até seis meses, não se deve utilizar produtos, cabendo à exposição ao sol por 30 minutos, no máximo, sendo antes das 10h da manhã”, explica a médica.
Na hora de curtir o verão, o importante é conhecer cada tipo de pele e seguir recomendações médicas para não sofrer com os efeitos após a temporada de calor. Além disso, manter o filtro solar em dia e alguns aliados como chapéus, roupas e acessórios, ajudam nesta proteção.
Para os que fazem tratamentos com ácidos e pretendem se expor ao sol, a dica é procurar orientação médica adequada com o seu dermatologista.