A tendinite é uma lesão inflamatória, acometendo os tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica. Os casos de tendinite do ombro são decorrentes quase sempre de uso indevido e sobrecarga nos tendões, gerando sofrimento durante anos nestes seguimentos.
A tendinite aguda resulta de esforços repetitivos e ocorre principalmente após exercícios ou esportes de grande impacto ou atividades relacionadas ao trabalho. A tendinite crônica resulta de uma doença degenerativa ou esforços por longo período.
O principal sintoma é a dor, que pode vir acompanhada de crepitação, ou estalido no local, fraqueza muscular, fisgada no ombro quando realiza uma abdução (levantar o braço na lateral) seguida de uma adução (abaixar o braço). Os movimentos como um todo poderão estar acometidos pela movimentação ativa, e em casos mais graves a capsulite adesiva irá restringir ainda mais os movimentos do ombro.
Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) os problemas da articulação e músculos do ombro estão relacionados com estagnação do Qi do fígado e deficiência generalizada do Qi (energia) e do Xue (sangue); má nutrição dos tecidos moles ao redor da articulação do ombro; invasão de fatores patogênicos exógenos (umidade, vento e vento-frio) que afeta tecidos, canais e colaterais de energia; dano tecidual provocado pelo cansaço e esforço físico repetitivo; traumatismos e luxações recidivantes do ombro; vida sedentária; e envelhecimento.
Para o diagnóstico é necessário realizar uma boa anamnese. Se a estagnação for do tipo Yang, além da dor, surgem processos inflamatórios como bursites, tendinites, capsulites, etc. Se a estagnação for de característica Yin, podem manifestar-se por depósito de cálcio nos tendões, como por exemplo, calcificação do tendão do músculo supra-espinhoso, uma vez que a polaridade negativa conferida pelo Frio atrai íons de cálcio.
Na MTC podemos utilizar como tratamento:
Acupuntura sistêmica, auricular, cristais radiônicos e Stiper®: são efetivos, visam ativar a circulação da bioenergia e do sangue, ao combate da obstrução dos canais e dos colaterais, à dispersão do vento, à eliminação do frio e à drenagem da umidade.
Moxabustão: Em caso de invasão de frio patogênico, aplicar moxaterapia à agulha.
Massagem Tui Na: O tratamento com massagem e exercícios para o ombro visam a ativar a circulação da bioenergia e do sangue, a lubrificar a articulação, à eliminação das aderências e dos fatores patogênicos exógenos, ao fortalecimento dos tecidos moles articulares e ao combate da obstrução dos canais e colaterais.
Após instalada a tendinite o tratamento com acupuntura oferece ótimos resultados. O paciente já experimenta sensação de alívio da dor logo nas primeiras sessões. E a cura ocorre após alguns meses de tratamento, dependendo de cada caso.