O que é a Síndrome da Alienação Parental(SAP)?
Publicado por: Francisca Araujo de M. Carvalho em 12/3/2012
Categoria: Psicologia
 
Nos dias atuais, o divórcio já faz parte das vidas de muitas famílias. Sabemos que a separação é uma situação muito difícil, ainda mais, quando existem filhos envolvidos e o casal não conseguem lidar com seus conflitos. Alguns sentimentos estão ainda em evidências no casal, como a raiva, decepção, a insegurança, o sentimento de ser enganado, entre outros sentimentos. Esses sentimentos muitas vezes, provocam um considerável sentimento de vingança que brotará e crescerá rapidamente no solo fértil das nossas emoções, tornando assim um instrumento de vingança ao negociar a guarda dos filhos. É aí que nos deparamos com A Síndrome da Alienação Parental.

A Síndrome da Alienação parental é definida por uma situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos como outro cônjuge, criando assim fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, termo proposto pelo psiquiatra Ricard Gardner, em1985.

Quando esse sentimento de vingança passa a fazer parte da trajetória, tendo como base principal atacar ao outro, os filhos passam a ser o instrumento mais eficaz para tirar estabilidade emocional do outro. No cenário desta batalha esquecemos que os mesmos são indivíduos, dotados de emoções e que constituem laço inseparáveis de seus pais. São feridos, e levam não sua história cicatrizes bastante profundas que não é percebido pelos pais. É bom lembrar que quando afastados do convívio do pai ou da mãe, esta sendo criado um enorme abismo de dúvidas na cabeça deles, ou seja,o filho que durante um certo período aprenderam todos os conceitos de família tais como: ame papai e mamãe, entrega o primeiro pedaço do bolo para os dois,agora se ver na difícil tarefa de ter que odiar um das partes.

Se faz necessário lembrar e esclarecer que quem está se separando é o casal, a conjugal idade é rompida, mas não a parental idade. Acriança precisa dessas personagens, para se sentir segura e protegida. Quando o casal consegue lidar com a separação, com maturidade e não colocando na criança esse sobrecarga, o casal, está contribuindo para que essa criança, não passe por uma situação desnecessária, de romper laços afetivos com seus pais. Os pais para criança é símbolo de amor, segurança, proteção, estabilidade, felicidade.

Quem sofre de alienação parental, já pode contar com a ajudada justiça, pois foi criada a Lei da Alienação Parental, lei nº 12.318 que foi sancionada em agosto de 2010, esta lei prevê medidas que vai desde, o acompanhamento psicológico até a aplicação de multa ou mesmo, a perda da guarda da criança a pais que estiverem alienando os filhos.
Bom seria que as partes envolvidas na alienação parental ou passando pelo divórcio, procurasse ajuda psicológica, desta forma amenizaria os conflitos ocasionados por essa situação.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos