Síndrome de burnout: Uma doença moderna e cada vez mais comum entre os trabalhadores
Publicado por: Daniela B Lima em 1/8/2012
Categoria: Psicologia
Estamos vivendo em tempos que tem se tornado comum no mercado de trabalho à cobrança excessiva sobre o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho.

Com esse excesso de cobrança dentro do mercado de trabalho estudos recentes tem demonstrado que cada dia cresce os números de trabalhadores que sofrem com síndrome de burnout.

Mas o que é Sindrome de Burnout?

Muito se fala mais ainda é desconhecido por muitos trabalhadores. Síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano.

O Transtorno está registrado no grupo V da CID 10 sobre o código Z73.0

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas como ausência no trabalho falta de motivação, sentimento de inferioridade, agressividade, isolamento, oscilações constantes de humor, irritabilidade, dificuldades de concentração, cansaço continuo, mal estar generalizado e baixa auto-estima, impotência intimamente relacionada ao desempenho de sua atividade profissional. Além dos fatores físicos como dor de cabeça, enxaquecas, palpitações, pressão alta, dores musculares, crises de insônia são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome e podem deixar o corpo vulneráveis a certas doenças como gripes e resfriados.

O diagnóstico leva em conta todo o histórico pessoal do paciente e seu envolvimento e realização pessoal do trabalho.

O tratamento mais indicado para os indivíduos que sofrem da síndrome de burnout é a psicoterapia procure profissionais habilitados que os auxiliem a enfrentar esse momento de turbulência emocional, e no caso de uma situação insustentável no trabalho o individuo repensem seus valores e objetivos, talvez a melhor forma de se livrar dessa situação seja uma nova oportunidade profissional em um novo ambiente de trabalho com novos sonhos e conquistas e estímulos.

Enfim é importante ressaltar a importância de cultivar bons pensamentos, praticar exercícios físicos regulares também ajuda a elevar a auto-estima, fazer atividades que te deixa feliz, manter o convívio com os familiares e pessoas que ama e ter mais paciência consigo mesmo, pois esse momento é passageiro e totalmente reversível.

DANIELA BEZERRA LIMA É PSICÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRP/SP 06.110.225)
 


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (4)

parabéns amiga,amei a matéria. fico muito feliz por ter te conhecido faz pouco tempo, mas parece q faz anos e anos. muito sucesso,pois vc é guerreira e merece tudo de bom. bjusss
Nome: adriana lopes revelino
Data: 13/8/2012
È importantíssimo o desenvolvimento de pesquisa e apoio aos portadores dessa síndrome parabéns Daniela pelo trabalho extraordinário.
Nome: Marcos Aurélio de Moraes
Data: 3/8/2012
Parabéns minha grande amiga,é muito bom ver o seu sucesso,e a qualidade do seu serviço.
Nome: genildo Ferreira
Data: 2/8/2012
Parabens pela matéria, desejo todo sucesso para você
Nome: Sandra regina Fernandes
Data: 1/8/2012

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos