Conteúdo Saúde: Treinamento de escalada ajuda a emagrecer?
Renato Ladeira: Sim. Segundo o compendio de atividades físicas publicado na revista brasileira de fisiologia do exercício, escalar ou subir em rochas tem um gasto de 11 MET, o equivalente a correr com velocidade de 10,7 km/h ou nadar crawl com velocidade de 70m/min. ou spining com nível de intensidade vigoroso; enquanto caminhadas, ginástica, hidroginástica e musculação, segundo a mesma publicação, gastam em torno de 4 a 6 MET.
Conteúdo Saúde: Qual a diferença entre os treinamentos de força e escalada?
Renato Ladeira: Na escalada predomina o treinamento isométrico, e o desenvolvimento de um aprimoramento da consciência corporal, equilíbrio e flexibilidade. Como treinamento adicional, trabalhamos a musculatura do CORE, por meio de exercícios funcionais. Em relação à força, ela se desenvolve quando transpomos os obstáculos e progredimos em inclinações negativas, ou seja, menores que 90 graus, onde conseguimos aumento na força relativa a ponto de conseguirmos sustentar todo o peso do corpo em apenas um dedo ou fazer algumas barras com uma mochila de 20 kg nas costas.
Conteúdo Saúde: Quais as vantagens e desvantagens da escala?
Renato Ladeira: Vantagens: autoconhecimento, diminuição dos níveis de estresse, aumento do autocontrole, aumento da confiança, aumento da capacidade física geral e fortalecimento muscular. Desvantagens: não vejo nenhuma
Conteúdo Saúde: Se eu treinar em muros de escaladas indoor consigo escalar uma pedra de verdade?
Renato Ladeira: Sem dúvida todos os alunos se tornam capazes física e psicologicamente para escalarem em rocha de acordo com seu nível de condicionamento físico. Devendo, no entanto, aprender o conhecimento técnico.
Conteúdo Saúde: Qual o público que pratica mais essa modalidade?
Renato Ladeira: Tenho alunos de ambos os sexos e diversas faixas etárias, crianças de 3 a 12, adolescentes. Tenho um grupo de executivos, outro de mulheres ( que por sinal escalam muito bem!). Os idosos também comparecem aos nossos eventos, já fiz caminhadas e rappel com pessoas de 70 a 75 anos.