Dr. Eduardo Uzelac Kano: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
O Ministério da Saúde recomenda como forma de rastreio que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem uma mamografia a cada pelo menos dois anos e tenham suas mamas examinadas anualmente a partir dos 40 anos. Para mulheres que tem histórico familiar (parentes de primeiro grau) de câncer de mama ou de ovário é recomendado o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos de idade. A Ultra-sonografia (USG) é mais usada para mulheres com a mama densa ou idade menor que 35 anos e como complemento a mamografia. Outro recurso de imagem é a Ressonância Nuclear Magnética que possui indicações especiais e não é usada como forma de rastreio.
A idade da paciente, assim como, tamanho, localização, o tipo do tumor e o acometimento linfonodal na axila irão determinar qual o melhor esquema de tratamento que pode ser desde cirurgia radical (retirada total da mama) a conservadora (retirada de parte da mama) com ou sem radioterapia e quimioterapia.
Não há forma específica de se prevenir deste câncer. O combate a obesidade e ao tabagismo seriam formas genéricas de prevenção.
O diagnóstico precoce é o fator mais importante para um prognóstico favorável. Portanto, para evitar e vencer o câncer de mama tenha uma vida saudável e principalmente, consulte seu médico regularmente.
EDUARDO UZELAC KANO É GINECOLOGISTA E COLUNISTA CONVIDADO.
(CRM: 5279556-9)