Quando praticamos exercícios físicos ficamos expostos a alguns tipos de lesões.
Marcos Pereira: Olá Pessoal! Já é mais que conhecido através de estudos científicos e divulgado pela mídia os benefícios do exercício físico. Porém, quando não bem orientados os mesmos passam a ser um dos principais responsáveis pela ida dos praticantes de exercícios aos consultórios de ortopedia e fisioterapia.
O tipo de lesão dependerá da atividade praticada e será potencializado pelos vícios posturais das atividades laborais (trabalho) de cada indivíduo.
Como foi dito anteriormente, cada exercício tem suas lesões características. Citarei então, as atividades que mais fomentam o verão carioca com suas respectivas lesões na ordem de incidências.
A corrida hoje é uma das atividades que vem ganhando o maior número de adeptos no âmbito nacional e internacional devido aos seus benefícios de melhoria cardiovascular e emagrecimento.
As principais lesão são:
1. Dor na região anterior do joelho
2. Fascíte Plantar
3. Tendinopatia do Tendão de Aquiles
Outra atividade marcante do verão carioca é a musculação. Comprovada cientificamente seus benefícios como aumento de tônus e massa muscular, diminuição de pressão arterial, dentre outros. Os riscos de uma prática de forma equivocada podem levar as seguintes lesões:
1. Inflamação subacromial (queixa principal dor no ombro)
2. Dor na região anterior do joelho
3. Lombalgias
Exercite-se com supervisão de um profissional de Educação Física e procure renovar seu programa de treinamento com regularidade e caso apresente algum desconforto comunique ao professor responsável imediatamente.
Bom treino a todos!
MARCOS PEREIRA É PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COLUNISTA
CONVIDADO.
(CREF: 4190)