A Dislexia pode trazer algumas dificuldades na vida social de crianças que apresentem alguns sintomas deste distúrbio.
Andreia Barros: O site da Associação Nacional de Dislexia define a dislexia como "dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. É (...) inesperada, pois não está relacionada a problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, retardo, problemas psicológicos e sócio culturais".
Assim, a dislexia afeta a qualidade do desempenho escolar, deixando pais preocupados e professores sem saber como ajudar. Com a evolução das neurociências e maior divulgação na mídia, os disléxicos ganharam reconhecimento e novas formas de tratamento. As principais associações sobre o tema promovem informações, reuniões com disléxicos e familiares assim como indicam locais para avaliação e tratamento.
O diagnóstico é feito por exclusão de outros distúrbios (neurológicos, auditivos, visuais, etc.) que podem afetar o processamento da linguagem. A partir da ausência de outros distúrbios é que se aponta para a dislexia. Já o tratamento é realizado de acordo com o grau de severidade e, preferencialmente, com equipe multiprofissional constituída por fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos.
É importante que pais e professores observem características que podem ser indicativas de dislexia e, ainda, compreenderem que não se trata de uma doença, porém não há 'cura', mas intervenções adequadas e algumas adaptações na forma de ensino possibilitam a superação da dificuldade em leitura.
Na maioria dos casos são os professores nos primeiros anos de escolarização que observam dificuldade em aprender a ler e escrever. São eles: lentidão para realizar tarefas; omissão ou invenção de palavras; evitar ler em voz alta; quando a criança lê sozinha há pobre compreensão textual, porém quando o texto é lido para ela há compreensão; confusão entre direita-esquerda, acima-abaixo, dentre outros.
Antes da escolarização os pais podem ficar atentos ao desenvolvimento dos filhos e observar algumas características que podem apontar para distúrbios de linguagem como: dificuldade para engatinhar, sentar ou andar; atraso na pronúncia de palavras; dificuldade de entender o que se fala com ela; distúrbios do sono; inquietação e agitação motora.
Ao suspeitar da presença de dislexia os pais podem procurar profissionais especializados para iniciar a avaliação e também buscar informações sobre essa dificuldade para melhor enfrentar o diagnóstico e auxiliar seus filhos no manejo da dislexia.
Fonte: Associação Nacional de Dislexia - http://www.andislexia.org.br/faq.html
Associação Brasileira de Dislexia - http://www.dislexia.org.br/
ANDREIA BARROS É PSICÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRP05/39439)