Tudo sobre amamentação!
Publicado por: Fono center em 12/2/2013
Categoria: Clinicas
“De acordo com as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os trabalhadores da saúde devem proteger, promover e apoiar o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e sua continuação até os 2 anos de idade ou mais.”
(World Health Organization, United Nations Children.s Fund. Global strategy for infant and young child feeding. Geneva:WHO; 2003.)
Objetivos da amamentação: que a criança, a mulher e a família são amplamente beneficiados com a prática da amamentação?
Leia abaixo algumas vantagens do aleitamento materno. - Nutricional: contém nutrientes em quantidade e qualidade necessária para propiciar um desenvolvimento adequado ao lactente. - Previne desnutrição e obsedidade. Sem custo adicional à família. - “Cada mamada, uma vacina” inúmeros trabalhos comprovam a eficácia do aleitamento materno quanto à questão imunológica. - Auxilia em um melhor vínculo mãe e bebê. - Movimentos mandibulares realizados pelo bebê durante a amamentação (onde necessita maior força e movimento de músculos para extrair o leite) trazem estímulos importantes para o crescimento harmônico da face do bebê. - A pega correta forma um “lacre” perfeito entre as estruturas orais e a mama ocasionando um espaço aéreo faríngeo que obriga a respiração nasal. Evita-se, assim, futuras alterações oromiofuncionais que poderão ocorrer quando se instala a respiração oral. - Os achados científicos incluem evidências sobre o desenvolvimento de maiores índices de QI (quociente de inteligência) entre crianças amamentadas no seio materno (Lucas et al,1992). -Em relação à mulher: recuperação pós parto associada à diminuição do sangramento e involução uterina.Maior gasto calórico facilitando também o retorno ao peso anterior à gravidez. -Estudos demonstram menor incidência de câncer de mama e colo uterino entre mulheres que amamentam. Muito embora amamentar seja um processo natural, é preciso aprender o modo correto de colocar o seio na boquinha do bebê para que ele não engula muito ar e o leite possa sair adequadamente, sem machucar o bico. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar. Muitas vezes o bebê apresenta uma alteração oromiofuncional que dificulta que a mamada ocorra de forma correta e efetiva. É necessário, então, a avaliação de um fonoaudiólogo para adequar estruturas e funções. O momento da amamentação é único e merece uma preparação toda especial. Existem algumas técnicas que ajudam a mamãe a achar a posição correta para acomodar o bebê e facilitar à pega. Amamentação com posicionamento e pega correta não dói e deve ser um momento bastante agradável para a mãe e para o bebê. Amamentação é um ato que deve ser aprendido. Nunca dispense a orientação de seu médico e de um fonoaudiólogo. Esclareça sempre suas dúvidas.
É FONOAUDIÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.

(CRFA 8381 /RJ)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos