1–Pastilhas e balas de hortelã ajudam a melhorar a voz.
Denise Guapyassú:Falso. Pastilhas e balas de hortelã causam uma sensação de alívio momentâneo dando a impressão de que se pode ir além, quando na verdade a causa do problema continua.
2–Todo ator deve consultar um médico otorrinolaringologista, para avaliar as condições de suas pregas vocais.
Denise Guapyassú:Verdadeiro. Somente o Otorrino tem condições, através de exames específicos, de diagnosticar possíveis alterações.
3–O fumo causa danos à voz.
Denise Guapyassú:Verdadeiro. O fumo causa danos ao ser humano como um todo. A nicotina provoca irritação e ressecamento das pregas vocais.
4–Falar cochichado repousa a voz.
Denise Guapyassú:Falso. Quando se cochicha está se fazendo esforço vocal e, ao contrário do que se pensa, tensionando as pregas vocais.
5–Os exercícios que um ator faz para melhorar sua qualidade vocal podem ser feitos por outros atores com o mesmo objetivo.
Denise Guapyassú:Falso. Cada voz é única e deve ser trabalhada, com exercícios específicos, de acordo com as necessidades individuais dos atores.
6–O ator pode alterar sua voz de acordo com as características de cada personagem sem prejuízo vocal.
Denise Guapyassú:Verdadeiro. Desde que tenha feito um trabalho preparatório de suporte com um fonoaudiólogo, o ator pode “brincar” com sua voz sem, contudo, prejudicar suas pregas vocais.
7–Antes de entrar em cena deve-se fazer um aquecimento vocal.
Denise Guapyassú:Verdadeiro. Como toda musculatura corporal deve ser aquecido antes de qualquer exercício, o mesmo acontece com a musculatura do aparelho fonador.
8–Quando estou rouco fico sem falar por um tempo e a voz melhora.
Denise Guapyassú:Falso. Se a rouquidão não for proveniente de um estado gripal a voz só apresentará melhora, realmente, quando for feito um trabalho de reeducação vocal.