Juliana Duarte: Atualmente a procura pela atividade física tem crescido bastante. A pessoa independente dos seus objetivos, seja pela melhora do condicionamento físico, pela perda de peso, ganho de massa muscular ou simplesmente pela saúde, agora faz atividade físicas regularmente.
O excesso de peso é preocupante por trazer muitos malefícios à saúde. Sem dúvida uma das melhores atividades físicas para uma pessoa destreinada que deseja perder peso é a caminhada. Recomendada pela grande maioria dos médicos é uma atividade aeróbia de baixo impacto para as articulações de média ou longa duração que envolve grandes grupamentos musculares apresentando um gasto calórico significativo. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento. De acordo com pesquisas, a caminhada previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.
Então, para iniciar é interessante que o individuo comece devagar, estabelecendo uma regularidade, de pelo menos 3x na semana 30min por dia. Aos poucos pode ir aumentando essa intensidade e volume da atividade.
Assim como a caminhada, outras atividades também são recomendadas para quem tem esse objetivo, como: hidroginástica, natação, bicicleta e dança. Com os exercícios regulares aceleramos nosso metabolismo, facilitamos o emagrecimento saudável e melhoramos nossa qualidade e expectativa de vida.
O aumento da massa magra através do exercício físico, como por exemplo, a musculação é de grande importância e por isso bastante indicada, pois também acelera o metabolismo. Tal exercício ajuda na redução do peso e gordura corporal, elevação da massa corporal magra, redução da pressão arterial e ajuda na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose, artrite, artrose, etc.
Não podemos esquecer-nos de fazer uma dieta balanceada e o alongamento, jamais!
É necessário o acompanhamento e orientação de um profissional de educação física para montagem de um programa de exercícios adequado ao individuo, de acordo com uma avaliação prévia. Assim o profissional poderá elaborar seu programa de treinamento.
JULIANA DUARTE É PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREF; 02643/G-RJ)