Aline Dias: O psicólogo é o profissional que tem formação superior em psicologia e que pode atuar em diferentes campos como na clínica, na escola, no trânsito, no esporte e etc. O psicanalista, além do ensino superior, faz uma formação em psicanálise nas instituições psicanalíticas, sempre baseada no tripé análise pessoal, estudos teóricos e supervisão.
A psicologia e a psicanálise são teorias diferentes. A psicologia tem os fenômenos mentais como objeto de estudo, incluindo as emoções, a cognição e o comportamento. Portanto, sua abordagem clínica, a psicoterapia, é realizada a partir do material consciente dos pacientes, visando à remoção do sintoma. Enquanto a psicanálise se propõe a estudar o inconsciente.
A psicologia, de uma forma geral, se refere ao inconsciente como o que não está presente na consciência no momento e a psicanálise elabora uma teoria sobre o inconsciente.
Com Freud, o pai da psicanálise, descobrimos que o homem não é senhor de si mesmo, ele é regido por forças ocultas e desconhecidas de seu inconsciente. Quantas pessoas fazem coisas que se arrependem e não queriam ter feito? E quantas não conseguem sair de uma situação que lhes trás um intenso sofrimento psíquico?
Nós somos governados por essa instância psíquica ao qual não temos controle e só podemos ter conhecimento através de sonhos, atos falhos, lapsos e chistes. A análise psicanalítica vai ajudar cada um a conhecer e lidar de uma forma mais harmônica com o seu inconsciente, buscando os motivos que geram sofrimento.
Não existe receita pronta, cada pessoa é única, as experiências são subjetivas, cada um deve encontrar o seu caminho de forma particular e criativa.
Apesar da abordagem da psicologia e da psicanálise se efetuar de formas diferentes, o importante é que o profissional tenha uma postura ética e assuma o compromisso de ajudar seus pacientes com responsabilidade e seriedade.