No inverno, a pele tende a ficar mais seca. Com isso, aumenta a chance de dermatites. Devemos evitar banhos quentes e demorados para não ressecar ainda mais a pele. É importante o uso de hidratantes corporal adequado para cada tipo de pele.
Deve-se ter o cuidado com as roupas e cobertores, que geralmente ficam guardadas por muito tempo, e podem ter ácaros acumulados. É importante lavá-los e deixá-los expostos ao ar livre e sol. Evitar o uso de roupas de lã em crianças, pois aumenta a chance de exacerbar dermatites prévias.
Pacientes em tratamento para acne necessitam de um cuidado especial com sua pele, pois a pele tende a ficar menos oleosa, e assim, pode ocorrer em algumas pessoas, irritação devido ao próprio tratamento. Caso o paciente perceba a pele mais vermelha, coçando, irritada, deve entrar em contato com seu Dermatologista, para adequar o tratamento com o clima.
No período do inverno, também é o período ideal para o tratamento de manchas, melasma, realização de procedimentos como Laser e peelings, pois diminuem a chance de possíveis efeitos colaterais como manchas escuras (hipercromias) devido à exposição solar sem uma adequada fotoproteção.
A radiação ultra-violeta (raios UV), também está presente nos dias frios, por isso, não esqueça de manter o uso do filtro solar.