Existem vários tipos de "pintas" e "sinais" que podem surgir no rosto. Estas lesões devem ser examinadas por um dermatologista que saberá diferenciá-las. As lesões adquiridas, na maioria das vezes, são causadas pela exposição (seja ela aguda ou crônica) ao sol. Assim sendo, a melhor maneira de evitar o aparecimento de manchas no rosto é evitando a exposição solar, usando filtro solar diariamente.
Vale ressaltar que as medidas de proteção física ao sol também devem ser utilizadas, como o uso de chapéus e de guarda-sol.
Quando as lesões já surgiram, há diversos tratamentos que podem atenuá-las, de acordo com o seu tipo. Cada tipo de lesão tem melhor resposta com um determinado tratamento.
Podem ser usados desde os ácidos, que têm ação clareadora (como o retinóico e os alfa-hidroxiácidos), e também a hidroquinona e seus derivados. Procedimentos realizados no consultório como os peelings, que são ácidos mais potentes que os usados diariamente pelo próprio paciente, a terapia com laser e a luz intensa pulsada, a crioterapia com nitrogênio líquido e as remoções cirúrgicas também são opções de tratamento.