Qual o protetor solar ideal para cada tipo de pele?
De um modo geral usamos fatores de proteção mais altos para peles mais claras (FPS30 a 60) e vamos diminuindo esse fator a medida que a pele escurece.Na pele negra não uso filtro solar.
Quais são os mitos e as verdades desse mercado?
Mito é afirmar que qualquer exposição ao sol causa câncer de pele e envelhecimento. Não existe nenhum estudo no mundo afirmando que exposições moderadas e regulares ao sol causam câncer de pele. Na verdade existe uma série de fatores que facilitam seu aparecimento: pele clara tipo européia, exposições prolongadas ao sol com episódios de queimaduras, principalmente na infância e adolescência, local onde você vive etc.
Por que o protetor de rosto deve ser diferente do usado no corpo?
Muitas pessoas têm a pele da face oleosa e do corpo seca, então o ideal seria um filtro em gel ou loção oil free para a face e um em creme ou loção cremosa para o corpo, o fator de proteção na maioria dos casos pode ser o mesmo.
E quais os benefícios da vitamina D?
Não passa uma semana sem que surja um novo artigo sobre a vitamina D no mundo. Popularmente conhecida como a vitamina do sol, ela é considerada um hormônio, pois após a exposição solar, sua secreção inicia-se na pele, cai na corrente sanguínea onde irá influenciar vários órgãos e tecidos. A um século sabemos do seu papel na construção de ossos, prevenindo raquitismo em crianças e osteoporose no adulto. Hoje sabemos do seu poder na diminuição dos riscos de varias doenças como, cânceres internos, principalmente de mama, próstata e cólon intestinal, além de pressão alta que é a causa mais comum de ataque cardíaco e derrame. A vitamina do sol, também diminui os riscos de doenças auto-imunes (esclerose múltipla, diabete juvenil - tipo 1 e artrite reumatóide)e doenças mentais.De fato,não é muito comum depararmos com pessoas deprimidas ou esquizofrênicas "bronzeadonas",elas geralmente não gostam de exposição solar.