Leonardo Barros: A Hipnose é uma ciência que ainda hoje vive rodeada de muitos mitos e medos. Talvez isto ocorra devido à chamada hipnose circense ou de palco, pois ela nos dá uma idéia totalmente errada, levando isto a verdadeiras crenças e medos.
A Hipnose cada vez mais vem se firmando como um importante instrumento no tratamento de várias doenças. Muitas estão sendo as pesquisas que confirmam sua eficácia e eficiência no tratamento terapêutico.
A Hipnose é um conjunto de fenômenos específicos e naturais da mente, que produzem impactos tanto físicos como psíquicos.
Existem várias definições para a Hipnose. Ela é um estado alterado de consciência, que ocorre naturalmente com todos nós diariamente, ao longo do dia. Pode ser considerado também como um estado de dupla consciência, ou, um estado de concentração interna, onde ocorre um relaxamento muscular geral, ficando o inconsciente mais propício a aceitar sugestões, desde que estas não agridam a sua ética.
Conteúdo Saúde: Qual é o seu objetivo?
Leonardo Barros: O objetivo da hipnose e ressignificar conteúdos internos trazidos pelo paciente trabalhando e transformando suas dificuldades em oportunidades aliviando suas angustias e sofrimentos alem de promover o autoconhecimento e o equilíbrio das emoções.
Conteúdo Saúde: Quando é indicada?
Leonardo Barros: Usada para complementar outras formas de psicoterapia, tais como no tratamento dos medos fóbicos, no domínio sobre os instantes de desencadeamento da doença do pânico, no controle da ansiedade e dos componentes emocionais da depressão, no controle do impulso suicida e reativação dos valores da vida, etc.
Conteúdo Saúde: Outros exemplos?
Leonardo Barros: Síndrome do pânico, problemas de aprendizagem, Stress, Fobias, Timidez, Dor, Auto-Estima, Gagueira, Medo de falar em público, Insônia, Emagrecimento (Terapia do Emagrecimento), Compulsão alimentar, Preparar o paciente para uma cirurgia, Preparar para uma prova ou concurso.
Conteúdo Saúde: Mitos e verdades sobre a hipnose?
Leonardo barros: Ficar preso no transe – ninguém fica preso no transe, basta apenas abrir os olhos e sair do estado de transe.
= Vou falar o que não quero- durante o transe hipnótico, ninguém conta seus segredos ou fala o que não quer. Você esta sempre no controle.
= Vou ficar sobre o poder do hipnólogo - no transe hipnótico ninguém fica sobre o poder de ninguém, pois você estará sempre no controle.
= Vou perder a consciência – no transe hipnótico você estará em m estado alterado de consciência, porém não se perde a consciência, você estará ciente de tudo que acontece e ouvirá tudo o que o hipnólogo estiver falando.
= Vou ficar dormindo – O transe hipnótico não corresponde ao sono. Você não dorme. Se fizer um eletro encefalograma de durante o transe hipnótico, e durante o sono, eles serão totalmente diferentes.