Conheça a Psiconcologia!
Publicado por: Regina Silva Tavares em 1/2/2011
Categoria: Psicologia
Regina Tavares: A Psiconcologia é a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia. Tem como preocupação a prevenção e a adaptação emocional e social do indivíduo nas diferentes etapas do tratamento do câncer. Em resumo visa melhorar sua qualidade de vida após o diagnóstico. Como também estuda o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, da sua família e dos profissionais de saúde que o assistem.
Muitos estudos mostram que o câncer é uma doença que engloba aspectos multifatoriais, isso quer dizer que não podemos definir apenas uma causa. Mas sabemos que alguns fatores são fortemente considerados, quando o câncer é diagnosticado. São fatores de ordem física (genética, alimentação, obesidade, etc.),ambientais (exposições aprodutos químicos, radioativos, etc.) e emocionais.
Um dos fatores emocionais mais estudados como responsáveis pelo aparecimento do câncer é o estresse. A forma como vivenciamos e administramos situações estressantes e as nossas emoções têm um papel fundamental no aparecimento, desenvolvimento e tratamento dessa doença.
Sabemos que o estresse faz parte da vida atual de todo ser humano, mas a forma como lidamos com o estresse no nosso dia a dia, fará toda a diferença entre um evento passageiro e uma situação crônica permanente, que poderá se tornar o cenário favorável para o aparecimento de doenças graves entre elas o câncer.
Observamos que no histórico emocional de muitos pacientes com câncer, o estresse crônico é um fator importante a ser considerada, como também a grande dificuldade que esses pacientes têm em expressar e até de dar nomes as suas emoções, sobretudo àquelas agressivas e hostis como a raiva, tristezas e as mágoas. Alguns chegam a desconhecê-las, afirmando que quase nunca as perceberam como parte de seu repertório emocional.
Outro fator importante a ressaltar é a dificuldade que certos indivíduos têmem reconhecer as suas necessidades físicas e afetivas. A falta desse reconhecimento impede que eles possam atendê-las adequadamente, resultando numa quebra de sua relação com a vida, o que aumenta significativamente a possibilidade de viver sobre situações de estresse crônicas.
Portanto vale a pena ressaltar que o estresse crônico e os sentimentos mal administrados afetam a química do organismo, que por sua vez tem um papel importante no funcionamento do sistema imunológico.



Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos