Tanto a fobia quanto a síndrome do pânico e de ansiedade generalizada apresentam os mesmos sintomas, isto é, sudorese, palpitação, sensação de medo profundo, agitação, enfim, muita ansiedade. Porém, na fobia, a pessoa deflagra os sintomas acima mencionados quando reconhece algo como sendo assustador.Pode ser objeto, pessoa, situação presente ou com possibilidades de se tornar presente. Por exemplo, alguém que prevê o aparecimento de uma barata, ou já esteja na presença dela e esboce os sintomas.
A síndrome do pânico e a ansiedade generalizada apresentam os mesmos sintomas sem a presença ou a previsão da presença de algo que os deflagre, sendo que a primeira apresenta em geral crises de ansiedade com intervalos regulares, que muitas vezes podem ocorrer até bem espaçadamente. Já a segunda apresenta os sintomas com muita frequência e os intervalos não são previsíveis.
Na fobia, as pessoas sentem-se protegidas por algum objeto, pessoa ou situação que funciona como se fosse um amuleto. E muitas vezes evita ou ameniza o aparecimento dos sintomas. No entanto, nas outras duas isso não ocorre.
Devo dizer que isto é apenas um brevíssimo resumo sobre o assunto, que é tão polêmico, esclarecimento um pouco a respeito.