O objetivo da psicoterapia é ajudar as pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e assim ajustá-las a suas dificuldades, ajudá-las a se tornarem mais maduras para enfrentar seus problemas e para ter contato com as outras pessoas.
O objetivo da psicoterapia não é reformar as pessoas, apesar de constar em seus objetivos o desenvolvimento de valores autênticos e melhores normas de comportamento. O objetivo maior é tratar e erradicar as doenças que implicam no comportamento.
O T r a t a m e n t o
Admitir a necessidade de ajuda profissional é uma decisão pessoal e subjetiva. Às vezes as pessoas estão sofrendo e nem sabem que estão sofrendo. Portanto saber do sofrimento já é um passo adiante, entrar em contato com seu mundo interior, fazer suas descobertas, encarar-se frente ao espelho, lidar com o outro respeitando-o e sobre tudo entender seu direito de ser feliz e de amar e ser amado.
O psicólogo/psicoterapeuta é um profissional que visa ajudar o individuo em suas dificuldades, numa postura ética proporcionando bem estar e conhecimento de si mesmo.
Muitos ainda não sabem do que se trata e confundem Psicoterapia com adivinhação, espiritualidade ou métodos alternativos de tratamento. A Psicoterapia baseia-se em preceitos científicos. Mesmo assim, a maioria das pessoas só buscam esse tipo de apoio quando se sentem incapazes de se organizarem de alguma forma, ou quando há sofrimento psíquico muito intenso. No entanto, costuma haver uma desqualificação das queixas quando elas dizem respeito ao âmbito mental. “As pessoas à volta dão conselhos como: “isso passa, vá viajar”. E se alguém pedir para relevarem suas falhas, pois está com depressão, será olhado com desdém. Mas, se outra pessoa disser para não levarem em conta suas falhas, pois possui um câncer, todos vão olhar para ela com pena e desculpar duas possíveis falhas.
ROSANA DE OLIVEIRA É PSICÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA
(CRP: 27700)