A terapia de casal é uma psicoterapia onde o casal seja casado, namorando ou noivos é atendido junto nas sessões. Tem como objetivo melhorar a relação entre eles visto que sozinhos não estão conseguindo.
O nosso papel enquanto terapeuta é ajudar o casal a identificar os pontos de conflito dentro da relação e determinar quais as mudanças desejáveis e possíveis para ambos. Tarefas de casa e exercícios durante as sessões fazem parte do processo terapêutico, pois ajuda a melhorar e modificar comportamentos inadequados.
É importante entender que a terapia de casal não é um milagre e quem a procura deve entender que ela vai ajudar os parceiros a melhorar o relacionamento entre si e, mesmo a separação seja o mais indicado, pois o objetivo da terapia não é evitar o divórcio, mas sim dar um norte ao casal.
Muitos casais têm uma pseudo-percepção de que o casamento os completará independente de todos os outros aspectos da sua vida. É assim que o surgimento de frustrações e mágoas se estabelece na relação.
Não existe hora certa para começar uma terapia de casal. A indicação para esta terapia muitas vezes acontece quando uma das partes percebe que em sua relação está faltando algo. Distanciamento do parceiro, brigas, discussões e/ou falta de diálogo podem ser alguns dos motivos. Existem outros casos onde o fator é mais figural como traição, mudanças no ciclo de vida e dificuldades sexuais.
Em algumas situações, quando o casal “chega” ao consultório, a falta de contato entre eles é muito grande e normalmente é uma das partes que reconhece essa falta, geralmente, através da terapia individual e sendo a partir deste incomodo que surge a necessidade de uma terapia conjugal. Muitas vezes eles buscam essa terapia quando sentem dor, justamente para obter um alivio.
Os benefícios numa terapia de casal são consideráveis, tais como, melhoras na comunicação, entendimento e respeito pelas necessidades do parceiro, negociação e equilíbrio entre as diferenças individuais dentro da relação, desenvolvimento de estratégias para manter e fortalecer os compromissos, melhoras na vida sexual e qualidade de vida, superação de dificuldades conjugais, dentre outros.
As funções para um contato como falar, ouvir, sentir, olhar e perceber são importantes para a construção do casal para que eles possam se relacionar, de forma saudável. Pelo contínuo reconhecimento e aprendizado dessas diferenças, o casal descobre novas maneiras de melhorar o relacionamento. Entender essas diferenças ajuda a resolver muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do outro e com isso os desentendimentos poderão ser evitados e resolvidos. As mudanças necessárias visam que desentendimentos futuros voltem a acontecer.
SUELEN P.R. CERNADAS É PSICOLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRP: 0534525)
Gostei muito da sua explicação sobre a necessidade de se procurar "Ajuda" profissional externa quando não estamos mais conseguindo manter um bom entendimento com nosso parceiro. Gostaria se pudesse nos escrever sobre a administração de perdas em geral(de entes queridos, trabalho, ....) Carlos siqueira