Coluna saudável: técnicas de RPG ajudam a aliviar e curar dores
Publicado por: Lila Prado em 22/1/2013
Categoria: Fisioterapia
Conteúdo Saúde: Como a RPG pode ajudar nas dores da região lombar?
Lila Prado: : A RPG tem se apresentado como método fisioterápico bastante apropriado nas diversas disfunções da coluna vertebral. A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que trata das desarmonias do corpo humano. É indicado não somente para quem sente dores (lombar ou em outra região), mas para quem busca o equilíbrio postural, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas no dia-a-dia. Essas agressões, que normalmente ocorrem por maus hábitos posturais e/ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas por fatores emocionais, levam a uma contração (tensão) de determinados músculos, causando, assim, desvios posturais.

Desde que o homem assumiu a postura ereta, há milhões de anos, tem sido um grande desafio ficar em pé sem sobrecarregar suas estruturas musculares e esqueléticas. Em um esforço constante contra a gravidade, o corpo se defende para compensar deficiências de equilíbrio ou dores.

A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre. São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares + 5 sacrais e 4 no cóccix), uma sobre a outra, tendo que manter o próprio equilíbrio e ainda sustentar o peso da metade superior do corpo, mais pesos extras. E se não bastasse isso, ainda consegue dar movimento ao conjunto, como se abaixar, virar ao lado, etc. Isto tudo por muitos anos. Assim, a coluna lombar está propensa a ter três vezes mais lesões do que a parte superior do dorso, isso ocorre devido a dois fatores: debilidade de força das estruturas e a cargas ou forças que ela encontra durante tarefas esportivas e/ou da vida diária.

Nos dias de hoje, o estilo de vida sedentário e estressante apresenta-se como fator agravante, desencadeando em todos os sistemas corporais um mau funcionamento e gerando tensões, tudo isso fortemente associado com alterações comportamentais e emocionais, formando, assim, uma estrutura complexa e inespecífica. O homem passou, então, a assumir posturas cada vez mais prejudiciais ao corpo, como também se distanciou de si mesmo, deixando sempre para segundo plano o seu autocuidado.

A partir do momento que conhecemos melhor nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção à mesma, não exigindo mais do que ela pode nos dar, poderemos viver sem dores, com uma coluna saudável.
Conteúdo Saúde: Quais são as queixas nas recorrentes das dores lombares?
Lila Prado:Os sintomas mais comuns da lombalgia são citados como uma dor lombar, que corresponde à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura. Apresenta-se geralmente de começo discreto, com intensidade aumentando progressivamente e agravando com a mobilidade da região. Acompanha comumente a estas situações algum grau de contratura muscular.

As crises dolorosas geralmente apresentam-se em um ciclo de dor que dura alguns dias, podendo, em alguns casos, tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.

Durante a crise dolorosa a permanência em alguma forma de postura, seja sentado ou em pé, provoca o aparecimento da dor. A persistência dos sintomas ocasionalmente passa a ser um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social, afetivo ou profissional, gerando grandes distúrbios secundários, como os de ordem emocional.

Inúmeras circunstâncias (fatores de risco) contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes lombares, tais como: fatores genéticos e antropológicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.
Conteúdo Saúde: Existem exercícios que podem auxiliar no tratamento ou prevenção das dores lombares?
Lila Prado: Com a idade e com a sobrecarga muscular, as dores na coluna passam a ser bastante corriqueiras. Entretanto, algumas medidas simples podem diminuir e até mesmo evitar essas dores.

O tipo mais conhecido de lombalgia é a de origem mecânica-degenerativa, caracterizada por distúrbio e/ou alteração funcional, sendo que a dor por um problema mecânico é causada pelo encurtamento dos músculos posteriores, ou seja, os músculos da região lombar, músculos posteriores da coxa e os músculos da perna.
Uma pessoa com lombalgia jamais deverá praticar atividades que exijam força, como levantar pesos durante a aula de musculação, sem apoiar corretamente a coluna lombar. O risco é deflagrar uma crise grave e até imobilizante.

Mas há muitas outras atividades que podem ajudar a aliviar as dores. Os exercícios de alongamento, associados a outros que reforcem a musculatura abdominal, são os mais indicados. Outros tipos servem para corrigir a postura. Quem se senta curvado para frente, por exemplo, é estimulado a alongar os músculos peitorais e reforçar os dorsais para deixar a coluna mais ereta. Exercícios dentro da água (hidroginástica) diminuem a ação da gravidade e a pressão sobre a coluna, o que é uma ação bem-vinda.
Conteúdo Saúde: Existe alguma
Conteúdo Saúde: Existe alguma técnica específica para o tratamento das dores lombares dentro do RPG?
Lila Prado: O método de tratamento com a Reeducação Postural Global (RPG) é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que, com o passar dos anos, ficaram encurtados, causando os desvios posturais.

Mediante uma avaliação qualitativa investigam-se, inicialmente, as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais. Em seguida, empregam-se posturas de alongamento muscular ativo e progressivo associados com a respiração e técnicas específicas, visando colocar em evidência as tensões musculares. Restabelece-se, assim, a harmonia entre os músculos e, consequentemente, promovendo-se um relaxamento, já que é interrompido o ciclo de desenvolvimento de tensões e dores.

A RPG traz soluções para prevenir, curar e remediar os desvios posturais, as deformidades e as disfunções causadas por eles. Procura corrigir o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações, restituindo a boa morfologia. Como resultado, recupera a função, e os movimentos corporais se tornam mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes.

Desta forma a R.P.G. (Reeducação Postural Global) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado.
Conteúdo Saúde: É verdade que 85% da população mundial apresentará uma crise lombar ao longo da vida?
Lila Prado:É verdade. Estudos mostram que aproximadamente 85% da população mundial sofrerão de lombalgia. Uma proporção menor tem dor cervical (pescoço) e na nuca, sendo que outros sentem dorsalgia. A maioria destas pessoas pode manter suas atividades habituais, mas as cumprirão com períodos de desconforto ou dor. Cerca de 30% desse grupo faltarão ao trabalho devido à lombalgia.

Denomina-se lombalgia o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrentes de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia (dor de cabeça) entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem.
As causas das lombalgias são diversas. Entre elas, destacam-se posturas inadequadas e carregar muito peso em bolsas e mochilas. Sobrepeso corporal, desgaste causado pela idade, esforço repetitivo, tensões dos músculos das costas, desequilíbrio da musculatura abdominal, quedas e traumas sobre a região lombar e hérnias de disco podem também causar dores lombares.

Na grande maioria das vezes, a dor se relaciona com problemas mecânicos da coluna vertebral, isto é, com defeitos na sua função. O tratamento principal é normalizar a função, isso podendo ser obtido com exercícios e outros cuidados posturais.

Uma situação muito frequente como causa de lombalgia é coluna vertebral normal, mais músculos abdominais fracos. São necessários músculos abdominais potentes para sustentar a pressão exercida pela cavidade abdominal, e também equilibrar as forças dos músculos eretores da coluna. Caso contrário, haverá tendência crescente em aumentar a lordose lombar.
LILA PRADO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO: 85515-F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos