“A Fisioterapia vem a cada dia buscando novidades cientificamente comprovadas em diversas áreas e inúmeros protocolos fisioterápicos, visando à eficiência nos tratamentos para uma melhor reabilitação e melhora da qualidade de vida da população; recentemente em 2009 deu-se mais um passo para mais um modelo de reabilitação que foi o tratamento de portadores de artrose de joelho realizado na Academia Carioca da Saúde também conhecida como ATI (Academia da Terceira Idade)”
Álvaro França: Nos dias de hoje, já se tem grande consciência da importância da multidisciplinaridade em prol da promoção de saúde da população, onde cada profissional colabora com sua especificidade. A Fisioterapia vem numa constante ascensão conquistando espaços importantes no âmbito da saúde. Com isso, algumas especialidades fazem com que se abra um “leque” para tratamentos de reabilitação em diversos acometimentos à saúde; por exemplo, Fisioterapia aplicada à Traumato-ortopedia; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Pneumofuncional; Fisioterapia respiratória em CTI (Centro de Terapia Intensiva); Fisioterapia Dermatofuncional em Estética e muitas outras. O fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas, academias de ginástica, clubes de esporte, postos de saúde e também poderá realizar atendimentos domiciliares nos casos de acometimentos pertinentes à pratica fisioterapêutica.
A Fisioterapia vem a cada dia buscando novidades cientificamente comprovadas em diversas áreas e inúmeros protocolos fisioterápicos, visando à eficiência nos tratamentos para uma melhor reabilitação e melhora da qualidade de vida da população; recentemente em 2009 deu-se mais um passo para mais um modelo de reabilitação que foi o tratamento de portadores de artrose de joelho realizado na Academia Carioca da Saúde também conhecida como ATI (Academia da Terceira Idade).
A Academia Carioca de Saúde é uma idéia trazida da China, também chamada em outros Estados do Brasil de Academia da Terceira Idade (ATI). Este projeto também foi implantado pela prefeitura do Rio de Janeiro, destinado a indivíduos da terceira idade com o objetivo de promover um envelhecimento saudável, através de exercícios físicos orientados, sendo publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro em 2009. A Academia Carioca da Saúde foi implantada em algumas unidades de postos de saúde no Rio de Janeiro, onde a idéia de prioridade da Academia era voltada para os exercícios físicos orientados por profissionais da Educação Física. A Academia funciona ao ar livre e conta com dez aparelhos de ginástica fixados no chão, onde cada um deles deverá ser utilizado com os objetivos propostos pelo profissional de saúde. Os resultados obtidos com essa nova modalidade foram bastante consideráveis, abrindo espaço para tratamento fisioterápico para a artrose de joelho e outras doenças que acometem o sistema musculoesquelético do corpo humano.
Lembro que a Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais do corpo humano, não ficando limitada à parte curativa reabilitadora, pois a prevenção ainda continua sendo o caminho mais eficiente para propiciar e manter um bom estado de saúde.
Aos interessados a ingressarem nesta profissão que vem crescendo muito nos últimos tempos, se faz necessário um estudo de graduação (nível superior) por um período de cinco anos. Após o término é possível cursar uma pós-graduação em alguma especialização escolhida, como também ser docente em Instituições de Ensino Superior e/ou cursos técnicos profissionalizantes do Ensino Médio. Vale ainda ressaltar que gostar do que se faz, aumenta a probabilidade de sucesso profissional.