Benefícios do Pilates para a terceira idade
Publicado por: Ana Carolina Remedy em 20/6/2011
Categoria: Fisioterapia
 

O Pilates é a mais famosa atividade física do momento. Muitas pessoas estão se tornando adeptas ao método e assim conhecendo os mais diversos benefícios que ele pode proporcionar, pois o método pilates exercita o corpo de forma completa e sem esforços inadequados, sendo assim uma atividade indicada para pessoas de todas as idades que buscam saúde e bem estar. É um programa completo de condicionamento físico e mental onde se tem um equilíbrio de performace e esforço, se enquadrando assim no contexto para prevenção primária, secundária e terciária da saúde.
Com o envelhecimento crescente da população, as pessoas da terceira idade estão se conscientizando em ter uma melhor qualidade de vida e com isso procurando atividades físicas que mais se adequam as suas necessidades.
O Pilates se enquadra trazendo grandes benefícios para esses idosos. O principio básico desta técnica está na execução dos exercícios associados à respiração com a contração abdominal, principalmente o músculo transverso do abdômen. Só ai já temos ganho de estabilidade da coluna, fortalecimento da musculatura pélvica, o que auxilia na prevenção da incontinência urinária, ganho de concentração pela realização em conjunto de exercícios com respiração e contração, o que trabalha também a mente, evitando a perda de memória decorrente da idade. Além disso, os exercícios realizados nas aulas têm como objetivos principais a melhora da postura, alivio de tensões musculares e dores nas costas, aumento da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, aumento da amplitude dos movimentos articulares, acalma a mente e controla a agitação, ganho de coordenação e equilíbrio, ganho de tônus e fortalecimento muscular, ganho de consciência corporal e aumento da resistência física assim as aulas se tornam sempre revigorantes.
“Viver em equilíbrio pode ser uma eterna busca. Traçar objetivos, viver um dia de cada vez, exercitar-se. Evoluir e comemorar toda e qualquer evolução. Ser feliz... Simples assim!!”
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)

ANA CAROLINA REMEDY É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA
(CREFITO: 139923-F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (2)

Carol querida amei a matéria, Parabens.
Nome: Ana Maria Marinho
Data: 2/7/2011
Existe uma idade pra começar? Um médico deve ser consultado antes? Minha avó tem 86 anos, está sentindo umas dores nas costas e braço e já faz fisioterapia. Será que ela pode simplesmente fazer uma aula ou há alguma avaliação prévia?
Nome: Marcelo
Data: 21/6/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos