Nos últimos anos, a cirurgia plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. É uma área de ampla atuação, havendo a necessidade de integração de uma equipe multidisciplinar, objetivando melhores resultados.
A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado um fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. A fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. No pré-operatório, a intervenção do fisioterapeuta visa uma recuperação cirúrgica mais rápida, eficiente e funcional. Avaliam-se vários fatores que estejam relacionados à disfunção da estética, dentre elas retrações musculares, deformidades articulares, desvios posturais que leva a alguma alteração estética e funcional. Devem-se avaliar também as condições circulatórias dos pacientes estabelecendo presença de alterações como edemas, linfoedemas e celulites. Além das orientações importantes nessa fase, pode-se realizar Drenagem Linfática Manual que é uma das formas mais eficazes para preparar a região a ser operada. Ela estimula a circulação arteriovenosa, para evitar riscos de necrose; ativa a circulação linfática, favorecendo o metabolismo celular; otimiza a cicatrização e a recuperação cutânea; mantém camada córnea íntegra e hidratada; estimula a circulação venolinfática para evitar edemas.
No pós-operatório, a fisioterapia atuará prevenindo a formação de aderências, principal fator agravante no pós-operatório, pois estas aderências impedem o fluxo normal de sangue linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso, retardando assim a recuperação. As modalidades terapêuticas mais utilizadas são:
Drenagem Linfática, massoterapia, liberação tecidual funcional (LTF), cinesiologia, ultrassom, microcorrentes e endermologia. Esses recursos,quando bem utilizados, diminuem o tempo de repouso, restauram a funcionalidade, aceleram a recuperação e a reintegração do paciente em suas atividades diárias. Algumas recomendações são importantes no pós-operatório, como: o uso da cinta, ingestão adequada de líquido e alimentação balanceada.
Para enviar comentários, é necessário estar logado.
Comentários
(3)
Adorei a matéria divulgada,acredito que muitas pessoas desconhecem o tratamento realizado pelo profissional fisioterapeuta na intervenção pré e pós-cirúrgico,com a realização da mesma acho que as pessoas que forem se submeter a cirurgia plastica irão dar grande importância aos devidos cuidados a fim de se evitar resultados indesejáveis.Dra. Simone fica a sugestão de novas matérias relacionadas a estética!
Os esclarecimentos foram ótimos, pois, muitas pessoas não temem tanto a operação propriamente, mas sim o pós-operatório, que se bem cuidado e orientado poderá deixar o paciente seguro para esta fase de recuperação, o que é muito importante para um bom resultado. Como posso entrar em contato com a Dra. Simone ???
Gostei muito do artigo pois precisarei fazer uma plástica reparadora em breve. Gostaria de obter mais informações a respeito do pré e pós operatório, como posso entrar em contato com a profissional?