Ansiedade e depressão são as doenças que, literalmente, tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. No entanto, um raio de esperança surgiu para essas pessoas na forma de acupuntura, que pode ajudá-la a lidar com doenças mentais de forma eficaz.
A Acupuntura que vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças. Este tratamento baseia-se na teoria que diz “ todos os seres vivos possuem energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos)”.
No entanto, quando há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais. Acredite ou não, existem mais de 2000 pontos de acupuntura, mas aqueles localizados no tórax, couro cabeludo e do pulso são considerados pontos de acupuntura para a depressão.
A fim de determinar se a acupuntura é realmente eficaz no tratamento dos transtornos da depressão, cerca de 150 pacientes foram divididos em 3 grupos. Um grupo recebeu tratamento especificamente para tratar a depressão. O segundo grupo foi tratado com acupuntura geral, que não necessariamente tinha como sintomas a depressão, enquanto o último grupo não recebeu tratamento.
Após um período de 8 semanas, o primeiro grupo que experimentou o tratamento de acupuntura específica para a depressão, mostrou uma melhora considerável na saúde mental, em comparação com aqueles que receberam a acupuntura não específica. Isto indica claramente que o uso da acupuntura auxilia na diminuinuição dos sintomas da depressão.
RODRIGO TEVES É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADO.
(CREFITO/ 68851-F)