Qual a diferença entre clareamento dental a laser e o convencional (caseiro)? Os dois tipos são indicados para todas as pessoas ou existem restrições?
Publicado por: Juliana Fiaux em 10/5/2013
Categoria: Odontologia
 
No clareamento dental a laser ou de consultório é utilizada a técnica com laser de baixa intensidade para ativar o agente clareador, gel de peróxido de hidrogênio 30% a 35%, que é colocado sobre a superfície externa do dente, ativando a liberação de oxigênio quebrando as moléculas de pigmentos presentes em cadeias menores. A duração do tratamento é de 3 sessões no máximo de 1 hora. A grande vantagem é o resultado mais rápido, pois no fim de cada sessão já é possível observar os dentes mais claros, comodidade por não precisar usar moldeira, segurança pela presença do profissional e menor sensibilidade dentária pelo fato do laser não gerar nenhum tipo de calor.

O clareamento caseiro ou convencional é feito através de uma moldeira de silicone confeccionada após a moldagem da arcada do paciente e o uso do gel clareador peróxido de hidrogênio 16%. Ele é usado durante 2 a 3 semanas pelo paciente por 2 horas consecutivas, porém é muito importante seguir as orientações prévias dada pelo cirurgião dentista explicando corretamente seu uso. Sua vantagem é o custo mais baixo, fácil execução e pelo fato do tratamento ser feito em casa, mas sempre com a supervisão do dentista.
Os dois tipos de clareamento são indicados para pacientes com dentes manchados por tetraciclina, dentes escurecidos por trauma, escurecimento fisiológico (por idade), dentes com indicação para facete, dentes acometidos por fluorose e por manchas marrons. São contra indicados para crianças menores de 10 anos, dentes com hipersensibilidade, grávidas, mulheres em período de lactação, alérgicos a algum componente da fórmula e pessoas que não conseguem seguir as instruções.

Para otimizar o resultado do clareamento é necessário a cooperação do paciente evitando ingerir alimentos que contenham corantes como café,coca-cola,mate,beterraba,vinho tinto,chá preto ou verde, molho de tomate entre outros e principalmente não fumar.

O clareamento é uma ótima opção para pessoas com queixa de estética relacionada a cor dos dentes, não é necessário o uso anestesia e não causa nenhum tipo de enfraquecimento dentário.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos