Método desenvolvido pelo casal Estrid e Emil Vodder, na Dinamarca, na década de 30. Drº Vodder, fisioterapeuta, iniciou suas experiências em pacientes acometidos por gripes e sinusites, executando movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço. Em 1936, Drº Vodder apresentou resultados de suas investigações em uma exposição de saúde ( Santé e Beauté em Paris).
Com a eficácia de seus resultados obtidos com a terapia o casal Vodder deu origem a escola na França e posteriormente em Kopenhagem, na Dinamarca, onde durante muitos anos transmitiram seus conhecimentos e experiências a outros profissionais.
Drenagem cuja sua abreviação é “DLM” apresenta manobras de estimulação dos gânglios linfáticos, esse profissional deverá ter conhecimento de anatomia e fisiologia para exercer tais manobras.
É uma massagem que elimina os líquidos extravasados no tecido e vasculariza as células. Ela não emagrece apenas desincha líquidos estagnados no tecido.
Pré – operatória – Apenas usada para vascularizar os tecidos e eliminar toxinas antes do procedimento cirúrgico.
Pós – operatória – Realizada após intervenções cirúrgicas como plástica para eliminação de edemas, fibroses e ceromas.
Terapêutica – Para fins de tratamentos coadjuvantes com angiologistas e pequenas intervenções cirúrgicas para eliminação de líquidos e toxinas, tais como: retirada da safena, linfoedemas, cirurgias de varizes etc...
Estética – Manobra utilizada para irrigar o “Fibro-edema gelóide” ou seja a famosa Celulite.
Desportiva – Em todas as modalidades libera toxinas e líquidos em excesso no organismo, principalmente em corredores de velocidade e maratonistas liberando toxinas que poderiam vulgarmente falando lesar esses atletas.