O lugar da psicopedagogia
Publicado por: Flavia Barros Chagas de Oliveira em 18/3/2013
Categoria: Psicopedagogia
 
Muitas pessoas me questionam sobre o que é psicopedagogia. A psicopedagogia trabalha com o desenvolvimento humano voltado para a aprendizagem. Pessoas que tem alguma dificuldade de aprendizagem usam como recurso a psicopedagogia para recuperar o tempo perdido em algum estágio de aprendizagem.
O psicopedagogo estuda o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva, emocional e social. Com isso, ele tem recursos para avaliar qual o nível cognitivo de determinada pessoa. Caso descubra-se algum impasse, buscam-se as causas. Sabe-se que, quando o emocional está afetado, fica difícil de aprender.
Quem nunca viveu um problema emocional e não conseguiu pensar em mais nada? É assim que acontece. Quando a pessoa vive algum problema ela não consegue aprender por ficar só pensando naquele problema.É ai que entra a psicopedagogia.
Com um trabalho especifico, identificamos quais áreas de aprendizagem estão comprometidas e estimulamos até que o processo de aprendizagem seja restabelecido.Concomitantemente, buscamos a causa dessa dificuldade de aprendizagem. Caso o fator seja somente emocional e a pessoa não tenha nenhum comprometimento cognitivo encaminhamos para um psicólogo e nada iremos fazer. A área emocional em si não cabe a psicopedagogia. Caso o motivo dessa dificuldade de aprendizagem seja emocional, trabalhamos em parceria com a psicologia.Caso a dificuldade de aprendizagem seja orgânica ou causada por algum acidente (AVC, problemas no nascimento ou doença congênita) iremos trabalhar em parceria com profissionais de outras áreas como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, etc. O psicopedagogo surge para recuperar ou estimular áreas de aprendizagem em defasagem e os outros profissionais para recuperar as áreas que a eles cabe estimular.
Quando a pessoa apresenta alguma causa orgânica iremos investigar até que ponto esse comprometimento pode afetar o ser humano. Somos uma espécie de “personal educator”, focados na aprendizagem, com objetivo de desenvolver a autonomia do sujeito.
Sendo assim, estimularemos uma atividade que proporcione auto-estima e autonomia pessoal para que ele possa se bastar como ser humano. Ou seja, a pessoa consegue ser um profissional que alcance sua conquista financeira. O trabalho da psicopedagogia visa reintegrar o ser humano para o processo de aprendizagem de uma forma ampla. Se o sujeito aprende, ele é capaz de exercer alguma atividade e com isso conquistar sua autonomia.
O psicopedagogo não precisa, de fato, trabalhar com crianças. Pode-se trabalhar com pessoas em qualquer idade que necessite recuperar alguma fase de aprendizagem perdida. Os sintomas de dificuldade de aprendizagem aparecem mais com as crianças, por estarem em fase escolar, mas nada impede que trabalhemos com pessoas que sofreram algum acidente e tenham sua aprendizagem comprometida. Nós também podemos atuar em empresas, com grupos ou individualmente dependendo da necessidade. Essas são as funções da psicopedagoga.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos