Veja a importância do psicopedagogo no diagnostico e na intervenção:
Coordenação global e fina: dificuldades motoras, perceptivas, na lateralidade, orientação especial e temporal.
Comportamento social inadequado: falta de limites, imaturidade, dificuldade em internalizar responsabilidades e baixa tolerância à frustração.
Memória e atenção: dificuldade em manter o estado de vigília, de focar aatenção e se concentrar nas tarefas formais.
Discalculia: falta de habilidade para operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico.
Disgrafia: dificuldade para a realização dos movimentos necessários e coerentes para a escrita, a letra torna-se incompreensível para o leitor.
Disortografia: confusão de letras, sílabas e palavras, com trocas ortográficas.
Pré-dislexia: distúrbio da linguagem observado em crianças em fase pré-alfabetização.
Caracteriza-se por instabilidade psicomotora, inversão, falta de ritmo em desenho, falta de discriminação figura-fundo.
Dislexia: distúrbio específico da linguagem caracteriza-se pela dificuldade de decodificar palavras simples.
Distúrbio de déficit de atenção: dificuldade na manutenção da atenção, apatia, lentidão, sonolência, quietude, timidez demasiada, não termina o que começa e desorganização.
Distúrbio de déficit de atenção com hiperatividade: transtorno de desenvolvimento e autocontrole, que consiste em dificuldades na manutenção da atenção e no controle do impulso. O hiperativo não tem mecanismos inibitórios, não pensa antes de tomar uma decisão ou atitude. Suas características são: dificuldades com regras e detalhes, desorganização, inconveniência, mexe-se o tempo todo, fala muito e rápido, ansiedade, impulsividade.
Diagnóstico: realizar junto ao indivíduo uma coleta de informações utilizando-se de técnicas psicopedagógicas específicas.
Intervenção: utiliza-se de vários recursos para uma progressiva melhora deste processo como um todo, ou encaminhar para profissionais de outras áreas, caso necessário.