As estrias são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida, na obesidade e na gravidez.
Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen, mamas e dorso do tronco. Inicialmente as lesões são avermelhadas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada.
Recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las.
Tratamento:
As estrias são lesões irreversíveis e não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam atenuar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso algumas técnicas estética podem ser empregadas, entre elas:
- Peelings: estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias.
- Dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.
- Galvanopuntura: repara o tecido aumentando a quantidade de colágeno e elastina, reorganizando-os, além de aumentar a circulação na região da estria, melhorando a sensibilidade local , refletindo-se numa melhor qualidade do tecido e consequente melhora na aparência estética da região tratada.
Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.