O Pilates ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a força, a memória e até a coordenação que ficam prejudicadas com o envelhecimento. Com todos esses resultados do envelhecimento, o idoso sente que seu corpo não é mais o mesmo e tende a parar, pois até o levantar de um banco, onde consideramos uma tarefa tão comum no dia a dia, torna-se um pouco mais difícil. Utilizando a força dos braços e o impulso para se levantar, já que os músculos dos membros inferiores estão fracos.
Esse método tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do idoso, oferecendo o alongamento, que é fundamental para a prevenção de lesões!
Outro benefício do Pilates é minimizar a diminuição da mobilidade pela perda da massa muscular esquelética ocorrida também com o envelhecimento. Um ponto importante é que o idoso realizará movimentos funcionais semelhantes com as suas tarefas diárias, facilitando seu dia-a-dia, como por exemplo: Subir uma escada sem cansar tanto as pernas.
Isso permitirá aos idosos executarem movimentos menos restritos. É muito gratificante devolver um sorriso ao um rosto marcado pelo tempo. No Pilates eles percebem que são capazes de realizar diversos exercícios e ficam muito felizes com a sua evolução.
Aquela caminhada até a padaria que era considerada cansativa, passa a não ser mais!
Como já dizia Joseph Pilates um idoso com 80 anos que tem alongamento é considerado um jovem de 20 anos, porém um jovem de 20 sem alongamento é considerado um idoso de 80.