“É fundamental deixar claro que antes da estética, a saúde deve ser priorizada. Problemas dentários e gengivais deverão ter prioridade sobre qualquer tratamento clareador.”
Cristina Pereira Isolan: O sorriso é um traço marcante de nossa fisionomia. Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. A odontologia moderna se preocupa, não só com a saúde bucal, mas também com a estética do sorriso. Ambos são essenciais para que as pessoas tenham maior qualidade de vida, a ponto do clareamento encontrar-se hoje no topo da lista das modalidades estéticas mais executadas. Atualmente, as exigências estéticas estão “cobrando” dentes brancos. Os meios de comunicação apresentam sorrisos lindos, dentes alinhados e BRANCOS, o que faz com que as pessoas comecem a prestar mais atenção na cor de seus dentes, e o que antes não incomodava passa a incomodar. Nos últimos anos, pesquisas revelaram novas técnicas, materiais e agentes químicos voltados para o clareamento dos dentes. Todavia, a odontologia ainda deve manter o controle da pesquisa e do tratamento para que ocorra a máxima proteção do paciente e das taxas de sucesso. O clareamento dental não é indicado para algumas pessoas, sendo que somente o dentista está capacitado a orientar e tratar, de forma segura e eficiente, estes pacientes.O paciente deve entender que no decorrer de sua vida, os dentes podem sofrer alterações de cor e escurecimento devido a fatores externos (extrínsecos) e internos (intrínsecos). Os fatores externos decorrem normalmente do hábito de ingestão exagerada de alimentos e substâncias que contenham corantes fortes. Caracterizam-se pelo aparecimento de manchas superficiais nos dentes, de fácil remoção através de profilaxia (limpeza dental profissional) e/ou clareamento. Os fatores internos adquiridos na fase de formação dos dentes (congênitos) ou ao longo da vida, são caracterizados por irregularidades no esmalte, recessão gengival, restaurações defeituosas, dentina exposta, etc, que contribuem para o surgimento de pigmentos profundos de mais difícil remoção. Estes pigmentos exigem do dentista a aplicação de técnicas mais elaboradas, como o polimento dental com pastas abrasivas e/ou raspagem da coroa e raiz dos dentes afetados e também a técnica de CLAREAMENTO DENTAL.
Fatores que alteram a cor dos dentes:
Extrínsecos -> cigarro, café, chá, vinho tinto, refrigerante de cola, placa bacteriana
Intrínsecos -> fluorose (excesso de flúor durante a formação do dente), tetraciclina (antibiótico), traumatismo, entre outros.
O clareamento pode ser caseiro (realizado em casa pelo paciente) com uma moldeira e com concentrações menores de gel clareador, feito por um período mais longo.
Já o clareamento a laser ( realizado no consultório ) é realizado geralmente em 3 sessões com duração de 40 minutos, três consultas num intervalo de 1 semana.
É fundamental deixar claro que antes da estética, a saúde deve ser priorizada. Problemas dentários e gengivais deverão ter prioridade sobre qualquer tratamento clareador. Outro ponto de suma importância: a queixa estética deverá sempre partir do paciente. Nunca um profissional deverá despertar um problema que possivelmente ele não tenha. Além da questão ética, o dentista poderá frustrar as expectativas por ele mesmo despertadas. Ou seja, embora o tratamento clareador possa alcançar excelentes resultados, este poderá estar longe de ser o esperado pelo paciente, uma vez que ele havia supervalorizado o tratamento clareador
É interessante responder algumas perguntas freqüentes no consultório a respeito de clareamento:
O que é Clareamento Dental?
É uma técnica na qual se utilizam substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes dando-lhes uma cor mais branca e natural.
O que é Clareamento Dental a Laser? Como é feito?
O clareamento dental feito com laser de argônio é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento de dentes escurecidos.
Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes, e o laser é aplicado sobre este gel, promovendo um clareamento mais rápido e eficiente e com menor sensibilidade.
Quais as vantagens do Clareamento Dental a Laser sobre métodos convencionais?
Rapidez - Em uma única sessão o paciente já sai do consultório com seus dentes mais claros.
Comodidade - Não existe a necessidade de se usar moldeira para o tratamento.
Restaurações e Próteses podem ser clareadas?
Não. O tratamento de clareamento dental só clareia o esmalte dos dentes. Após o clareamento, as restaurações e próteses podem ser trocadas para garantir um sorriso mais agradável e bonito ao paciente.
É bom deixar claro que quando bem indicado e planejado, o CLAREAMENTO DENTAL apresenta um resultado bastante satisfatório, deixando o paciente com dentes brancos e saudáveis.