O sucesso do aleitamento materno vem aumentando muito nos últimos anos em virtude de amplas campanhas publicitárias nos meios de comunicação, tanto de órgãos públicos, ONGs, Unicef, etc.
Entretanto, muitos são os casos de mães, principalmente após o primeiro parto, que não recebem qualquer orientação e, por isso, enfrentam dificuldades que podem levar a sérios problemas como baixa ingestão e pouco ganho de peso do bebê, mastite, rachaduras mamilares, entre outros. A falta de informações pode também fazê-la pensar que o leite que ela produz é fraco ou insuficiente. As dificuldades encontradas, somadas ao stress da mãe com os cuidados com o recém-nascido podem levá-la a desistir da amamentação. E é neste momento que o profissional de saúde deve atuar como facilitador do Aleitamento Materno.
O fonoaudiólogo é o profissional de saúde que atua nas áreas de Comunicação Humana, tendo como especialidades Motricidade Orofacial, Audição, Linguagem, Voz, Fonoaudiologia Escolar-Educacional, Saúde Coletiva e Disfagia (problemas de deglutição). Existe uma ampla atuação fonoaudiológica em berçários, UTIs neonatais e hospitais em geral. Muitos problemas de fala, linguagem, interação, e deglutição podem ser provenientes de dificuldades na amamentação, seja por mau uso da musculatura da língua, lábios e bochechas, por doenças que impeçam a sucção ou apenas por falta de informação da mãe. Sendo assim, a intervenção fonoaudiológica é de grande valia para garantir o sucesso no Aleitamento Materno.
Algumas dicas básicas podem evitar ou resolver os problemas enfrentados pelas mães:
1) O bebê deve estar de frente para a mãe, em contato barriga com barriga;
2) O corpo do bebê deve estar ao longo do braço da mãe, com a cabeça na dobra do braço, o bumbum na palma da mão da mãe e a boca no nível da mama;
3) A aréola (parte escura em volta do bico) deve ser abocanhada ao máximo, permitindo maior ordenha. A sucção só no bico diminui o volume de leite ingerido e a mamada demora mais tempo;
4) O bebê deve sugar um seio esvaziando-o bem, a fim de garantir a mamada do leite posterior (final da mamada);
5) A sucção do bico artificial, por melhor que seja não substitui o trabalho muscular oral, o contato íntimo com a mãe e todos os benefícios do Aleitamento Materno.
Sites sugeridos: aleitamento.com e amigas do peito