O conceito de corpo definido, do corpo perfeito, na verdade, cada um idealiza o seu modo e preferência pessoal variando conforme o país, o estado e até mesmo de bairro para bairro, renda e classe social. O ideal de corpo de uma garota zona sul pode ser diferente das mulheres que moram na periferia ou no interior, mesmo porque o modelo propagado é inacessível para a maioria das pessoas.
Digo que a palavra chave seria o equilíbrio. Nem muito nem tão pouco ou podemos falar em simetria. A prática de exercícios físicos seguindo certos apelos sociais ou preferência pessoal pode por vezes levar a um desequilíbrio muscular e por conseqüência direta a uma lesão. As mulheres, por exemplo, que enfatizam o trabalho de glúteo, podem não prestar atenção ao trabalho dos grupos musculares antagonistas responsáveis pela estabilidade e sincronismo entre a coluna, pelve e quadril. A articulação do quadril (coxofemoral) possui grande liberdade e amplitude de movimentos suportando o peso ósseo e toda a parte superior do corpo além, de servir como linha de transmissão de forças entre a pelve e as extremidades inferiores. Se há um excesso de trabalho para os glúteos a coluna lombar pode "pagar o pato" por conta de uma diferença de força entre os glúteos e os flexores de quadril. Quando esses músculos não têm uma boa flexibilidade, o exercício de quatro apoios costuma não ser bem executado provocando uma hiperlordose lombar.
Entre os homens na sala de musculação não é diferente. Como a maioria prioriza os músculos aparentes, tais como os peitorais, grande dorsal, bíceps e tríceps, não é difícil vermos pessoas com lesões em músculos sinergistas e auxiliares e que participam dos exercícios destinados aos grupos citados.
Quem faz exercício físico visando a ter um corpo definido, não deve se prender a uma única atividade achando ser a melhor do mundo. Nesse sentido cada vez mais a musculação e a ginástica localizada vão se tornando mais importantes para atender a esse objetivo assim como o treinamento individualizado (Personal Trainer). A prescrição de cada exercício leva em conta a conjugação da correção das assimetrias com o objetivo do cliente.
Para isso o profissional de Educação Física precisa ter conhecimento, estar sempre se atualizando, ser habilitado pelo seu respectivo Conselho Regional e ter bom senso.