Em primeiro lugar, deve-se compreender que ninguém tem culpa de estar deprimido.
A tristeza é um sentimento humano, enquanto a depressão é uma doença. A depressão por ser complexa, é difícil de ser diagnosticada, portanto, deve ser avaliada por um profissional especializado para identificar a causa. Faça uma avaliação física, psíquica, vale muito também o conforto espiritual e especialmente o acolhimento das pessoas que sejam importantes em sua vida. A depressão não “dá” em poste, aliais só não dá em poste.Em seres humanos é mais que possível!
Por ter várias causas, qualquer pessoa pode ter em algum momento da vida. O maior problema da depressão, além do horrível estado que ela impõe, é o julgamento moral que se faz dela. As dores racionais e óbvias, como aquela que é marcada pela morte, é aceitável e digna; porém a “dor-tristeza”, como não é “justificada” o deprimido pode ser julgado como uma pessoa preguiçosa, chata, mal-humorada, chegando ao extremo da pessoa ser objeto da acusação de estar “oprimida” pelo diabo.
A depressão compromete seu corpo, humor e pensamento, ela afeta como se alimenta e dorme, como se sente em relação a si, portanto qualquer comparação com seu sentir é bobagem. Embora identificar as causas externas da depressão seja importante, não desvalorize o aspecto emocional. Mas o bom é que tem tratamento.